Surf Mundial: Kika e Kikas carregam Portugal às costas
Francisca Veselko e Frederico Morais carregaram às costas a bandeira das cores nacionais no quarto dia do Mundial de Surf (ISA World Surfing Games), sábado, dia em que a seleção nacional perdeu Guilherme Fonseca, finalista nos Mundiais 2022, para as repescagens 4 (heat 11) após ser sido 4.º classificado na bateria 11 da ronda 3.
Kika Veselko e Kikas estão na ronda 4 da prova da Associação Internacional de Surf (ISA) a decorrer em Surf City (El Salvador), em La Bocana e El Sunzal, e que pode garantir a Portugal mais duas vagas, uma masculina e outra feminina, para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A campeã mundial júnior – três primeiros lugares, nas três primeiras rondas - reencontra Sol Aquire, surfista chilena que havia superado no dia anterior.
Teresa Bonvalot ultrapassou a queda na repescagem 2 e andou mais uma casa no caminho para a reentrada no evento principal. Yolanda Hopkins, “colocada” no último heat do mesmo patamar de repescagem, recentrou-se no dia seguinte a completar 25 anos. Segunda classificada, com uma pontuação de 15,27 pontos (8,60+6,67), atrás da australiana Ellie Harrison (17,67), o melhor heat do evento, ex-aqueo com Caroline Marks e a onda com melhor nota (9,50 pts), competirá na repescagem 3 (bateria 8).
Quem também anda pelas repescagens (2) é Guilherme Ribeiro. O campeão da Liga Meo não competiu este sábado.