Atletismo Mundiais: Dongmo termina na quarta posição no peso
Auriol Dongmo ficou na quarta posição da final do lançamento do peso, este sábado, nos Mundiais de atletismo, que decorrem em Budapeste, na Hungria.
A atleta portuguesa lançou o engenho precisamente aos mesmos 19.69 metros da chinesa Ligiao Gong, mas a adversária superou-a no desempate pela soma de resultados no concurso e conquistou a medalha de bronze.
Dongmo obteve a sua melhor marca ao quarto lançamento, após ter arrancado com 18.79 metros, 19.63 e um nulo. Ao quinto ensaio, a atleta de origem camaronesa, de 33 anos, atingiu 19.55 metros e na derradeira tentativa para chegar às medalhas voltou a fazer um ensaio inválido.
A campeã mundial do peso é a norte-americana Chese Ealey, que revalidou o título conquistado em 2022, em Eugene, nos Estados Unidos, atingindo o ouro com um lançamento a 20.43 metros, à quinta tentativa, a mesma em que a canadiana Sarah Mitton estabeleceu a marca que lhe deu a prata (20.08).
Auriol Dongmo, que tem como recorde pessoal 20,43 metros e melhor marca do ano 19,76, chegou a Budapeste2023 com os títulos mundial e europeu em pista coberta, depois de ter sido quarta classificada nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e quinta nos Mundiais de Eugene no ano passado.
O quarto lugar na Hungria é a melhor classificação de sempre de Portugal nos lançamentos, depois do quinto lugar em Eugene, nos Estados Unidos, onde Dongmo cumpriu a sua estreia lusa em Mundiais, depois da 20.ª posição em Pequim2015, ainda como camaronesa.