Ciclismo Miguel Angel López lidera Volta à Colômbia
Com um final para velocistas, Miguel Angel López (Medellín-EPM) venceu ao sprint a 1.ª etapa da Volta à Colômbia, seguido de Johan Colón (Orgulho Paisa Antioquia) e Nelson Soto (Colômbia Pacto por el Deporte), com 124 ciclistas a cortarem a meta com o mesmo tempo do vencedor, num pelotão com 163 corredores que teve a primeira baixa com o abandono de Jhonatan Restrepo (GW Shimano-Sidermec) devido a uma queda.
A etapa que teve partida e chegada a Yopal na distância de 197,3 km, apresentava como principais dificuldades duas contagens de montanha de 4.ª cat. e três sprints bonificados, nos quais Miguel Angel López foi conquistando bonificações, depois de ter vencido no dia anterior o prólogo com a vantagem de 17 s para Fábio Duarte, seu companheiro de equipa, que lhe permite partir para a 2.ª etapa entre Tibasos e Gachancipá com a distância de 160,1 km, que incluem duas contagens de montanha de 3.ª cat. e uma de 4.ª cat., com a diferença de 27 s para Fabio Duarte (Medellín-EPM) e 28 s para Rodrigo Contreras (Colômbia Pacto por el Deporte).
«A equipa foi perfeita durante toda a etapa, com dois grandes maestros, Oscar Sevilla e Fábio Duarte. No final tinha boas pernas que recompensaram o trabalho desenvolvido por toda a equipa. Para ser franco, tinha duvidas se conseguiria entrar no sprint final, mas felizmente tudo foi perfeito e acabei por vencer», afirmou Angel López.
A etapa iniciou-se com a fuga de JefFerson Ruiz (GW Shimano-Sedermec), Luís Miguel Martinez (Supergiros), Walter Pedraza (Fundecom-Calzado Goci) e Weimar Roldan (Corratec América). A meio do percurso uma queda que envolveu cerca de 30 corredores obrigou ao abandono de Jhonatan Restrepo (GW Shimano-Sidermec) os fugitivos que não ultrapassaram a vantagem de 3,45 m para o pelotão foram neutralizados a 10 km da meta, devido ao trabalho intenso da Medellín-EPM, debaixo de chuva intensa.
Miguel Angel López comanda a geral e pontos, Juan Tito Rendón (Paisa-Antioquia) é primeiro na montanha, Santiago Ramirez (Paisa-Antioquia) na juventude e Medellín-EPM por equipas que tem os sete ciclistas nos primeiros 12 da classificação geral.