Maria Siderot na luta pelo bronze em Kazan

Maria Siderot na luta pelo bronze em Kazan

JUDO10.05.202411:28

Judoca do Sporting estará, na tarde desta sexta-feira, na luta pela sua terceira medalha de bronze no Circuito Mundial mas que poderá ser a primeira num 'grand slam' e um passo importante para chegar aos Jogos de Paris-2024.

Maria Siderou (30.ª do ranking) irá, esta sexta-feira à tarde, disputar a medalha de bronze dos -52 kg do Grand Slam do Cazaquistão de judo frente à chinesa Yequing Zhu (15.ª). Importante momento para a atleta do Sporting que procura somar pontos que a levem até aos Jogos de Paris-2024 numa altura em que, depois e Kazan, já só falta o Mundial de Abu Dhabi para fechar a qualificação.

Nascida dois anos antes do que a adversária, será a primeira vez que Maria, de 27, e Zhu se irão encontrar no Circuito Mundial.

A manhã na capital do Cazaquistão começara com a judoca treinada por Pedro Soares a eliminar a canadiana Kelly Deguchi (33.ª), por castigos, a 19s do fim do combate, para depois despachar a suíça Fabienne Kucher (20.ª) com um varrimento de pés para ippon aos 45s do prolongamento e pouco depois do treinador contrário ter dito à sua pupila que tentasse que Siderot fosse eliminada por castigos por já ter dois.

Algo que viria a acontecer mas apenas nos quartos de final face à brasileira Larissa Pimenta (10.ª), em que depois de já ter dois castigos quando ainda faltavam 2.25m no cronómetro não conseguiu evitar o terceiro quando já decorriam 6.28m de combate.

Caindo para a repescagem, Maria suplantou a polaca Aleksandra Kaleta (25.ª) também por shidos e em período de ponto de ouro depois de 5.12m de confronto no tatami.