Judo Maria Siderot de bronze no Grand Prix da Áustria
Maria Siderot (33.ª do ranking) conquistou, esta tarde, em Linz, a medalha de bronze dos -52 kg no Grand Prix da Áustria ao derrotar no combate pelo pódio Annika Wurfel (38.ª) em apenas 58s num ippon que ficou consumado com uma imobilização da alemã na sequência da projeção efetuada pela judoca do Sporting que já lhe permitira marcar wazari.
Naquela que é a etapa que marca o reinício da competição desde o Mundial de Doha (7-13 maio), que esteve longe de ser satisfatório para as cores nacionais, Maria, de 26 anos, garantiu a sua primeira medalha de sempre após ter somado oito 5.º lugares no Circuito Mundial, três em grand slams e cinco em grand prix.
Isenta da ronda inaugural, Siderot encontrou seu primeiro confronto a cabo-verdiana Djamila Silva (57.ª), que vive em Portugal e há muitos anos representa o Benfica, acabando por imobilizá-la em 1.07m.
Nos quartos de final ultrapassou a brasileira Yasmin Lima (52.ª), vindo então a sofrer o único desaire nas meias-finais, com dois wazaris, face à japonesa Kisumi Omori (104.ª), que acabaria por garantir o ouro na final ao superar a húngara Roza Gyertas, por ippon.
Maria Siderot, que com este resultado ultrapassará a portuguesa Joana Diogo (26.ª) – ausente na prova - no ranking mundial e de qualificação olímpica, repartiu o terceiro degrau do pódio com a azeri Gultaj Mammadaliyeva (29.ª).
Neste primeiro dia do grand prix austríaco estiveram ainda em ação pela Seleção Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg) e Ana Agulhas (-57 kg), sem que algum passasse do primeiro combate. Quanto a Raquel Brito (50.ª), nos -48 kg, depois de ter derrotado a israelita Tamar Malca (27.ª) por ippon veio a perder com a eslovena Marusa Stangar (26.ª) por imobilização.