Luta pelo circuito mundial está de regresso

Surf Luta pelo circuito mundial está de regresso

SURF01.07.202318:41

Frederico Morais, Teresa Bonvalot, Francisca Veselko, Yolanda Hopkins e Carolina Mendes estão de regresso à ação no Challenger Series 2023. Mais de um mês depois da dupla ‘perna’ australiana, o ‘Ballito Pro’, terceira etapa do circuito de qualificação para o Championship Tour (CT 2024), arranca no domingo, dia 2 do corrente mês, e prolonga o período de espera até ao próximo dia 9. 

Kikas (10.º do ranking CS), único representante masculino português, e Teresinha (5.ª), cabeças-de-série e ambos dentro da qualificação para o circuito mundial - CS atribui 10 vagas masculinas e cinco no quadro feminino -, saltam para a ronda 64 e 32, respetivamente, da etapa sul-africana, em KwaZulu Natal, a cumprir a 54.ª edição. 

Kika Veselko (11.ª) abrirá as hostilidades no ‘heat 1’ da ronda 48, Yolanda Hopkins (18.ª posição) estará no quinto ‘heat’, ao lado da norte-americana Kirra Pinkerton, campeã mundial ISA em 2021 e atual número 32 do Challenger Series e Carol Mendes encerra a participação portuguesa.

Na prova feminina, India Robinson, líder da hierarquia, é ausência confirmada, assim como os vencedores do ano passado, Rio Waida e Molly Picklum, atuais surfistas do CT.

E do circuito mundial surgem os ‘despromovidos’ Jadson André e Samuel Pupo: ambos falharam o ‘cut’ do meio de temporada, tendo sido quintos classificados no Vivo Rio Pro, oitava etapa do CT 2023, em Saquarema (Rio de Janeiro, Brasil), paragem na qual Yago Dora (Brasil) e Caitlin Simmers (EUA) saíram vencedores.