Luís Mendonça vencedor do Grande Prémio Douro

Ciclismo Luís Mendonça vencedor do Grande Prémio Douro

CICLISMO18.06.202318:25

Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) com 37 anos, sagrou-se, em Lamego, vencedor do 3.ª Grande Prémio Douro Internacional, o ciclista natural de Cristelo-Paredes, conquistou a camisola amarela na 1.ª etapa em Marcos de Canavezes, solidificou a liderança ao ser primeiro no segundo dia em Armamar, para com os terceiros lugares em Alijó e Resende confirmar ser o ciclista mais regular do pelotão.

A ultima etapa com partida e chegada a Lamego reduzida para 144,4 km, foi animada por fugas com a ultima a atingir a meta final. Os primeiros a tentarem a sorte foram Keegan Swirbul (Efapel) e Carlos Salgueiros (AP Hotels) que saíram aos 14 km e neutralizados 5 km mais adiante. Aos 30 km isolaram-se 11 ciclistas, António Carvalho (ABTF), Angel Sanchez e Gonçalo Amado (Tavfer), Pedro Lopes e César Fonte (Radio Popular), Gaspar Gonçalves (Efapel), Carlos Salgueiro (AP Hotels), André Ramalho e João Medeiros (Credibom), Pablo Nonilla e Carlos Gutierrez (Padrones), aos 55 km dispunham da vantagem de 2,10 m para o pelotão comandado pela Glassdrive-Q8-Anicolor. Gonçalo Amado (Tavfer) e mais tarde Angel Sanchez (Tavfer) andaram alguns quilómetros na frente da corrida mas foram absorvidos pelo grupo dos fugitivos.

A subida para Leonil onde se encontrava a contagem do prémio da montanha, a diferença para o pelotão começou a diminuir, a 15 km do final a vantagem cifrava-se em 1,30 m, situação que se encontrava controlada pelo pelotão. Carlos Salgueiro (AP Hotels) e João Medeiros (Credibom) atacaram a 11 km de Lamego e conseguiram cavar um pequena diferença para os companheiros de fuga, com Gaspar Gonçalves (Efapel), natural de Lamego a juntar-se ao duo da dianteira a 8 km da meta.

No sprint final, o açoriano João Medeiros foi o mais rápido e venceu a ultima etapa do Grande Prémio Douro Internacional; «Estou muito feliz porque desde o início da temporada que lutávamos para conseguir uma vitória. A equipa tem sido muito consistente e conseguido bons resultados, este triunfo enche-nos de orgulho e motivação para as próximas competições. É a minha primeira vitória como profissional que dedico de forma muito especial aos açorianos e a toda  aminha equipa», declarou a A BOLA o vencedor, sucessor do açoriano  Fernando Ventura que foi dos primeiros açorianos a brilhar nas estradas portuguesas. Carlos Salgueiro e Gaspar Gonçalves ocuparam os lugares de honra, o pelotão gastou mais 30 s e do qual fazia parte Luís Mendonça, que confirmou a vitória na geral.

«Com o apoio desta grande equipa conseguimos o objetivo de vencer a geral, os pontos e por equipas. Foi uma corrida bem disputada por um território muito desgastante e só com a ajuda dos meus companheiros consegui chegar ao final com a camisola amarela» declarou ao nosso jornal  Luís Mendonça, que sucede a Maurício Moreira e José Fernandes vencedores das duas primeiras edições.

CLASSIFICAÇÕES

5.ª ETAPA

LAMEGO-LAMEGO 144,4 KM:

1.º João Medeiros (Por/Credibom-LA Alumínios) 3.29,17 h

à média de 41,400 km/h

2.º Carlos Salgueiro (Por/AP Hotels & Resorts-Tavira) mt

3.º Gaspar Gonçalves (Por/Efapel) ma 2 s

4.º António Carvalho (Por/ABTF Feirense) a 13 s

5.º César Fonte (Por/Raio Popular-Paredes-Boavista) mt

6.º Carlos Gutierrez (Esp/Padrones-Cortizo) mt

7.º Gonçalo Amado (Por/Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) mt

8.º Pedro Lopes (Por/Radio Popular-Paredes-Boavista) mt

9.º André Ramalho (Por(Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) mt

10.º Angel Sanchez (Esp/Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) mt.

GERAL:

1.º Luís Mendonça (Por/Glassdrive) 18.44,30 h

2.º Luís Gomes (Por/Kelly-Simoldes) a 21 s

3.º Joaquim Silva (Por/Efapel) a 26 s

4.º Frederico Figueiredo (Por/Glassdrive) a 29 s

5.º Bruno Silva (Por/Tavfer-Ovos Matinados) a 36 s

6.º Samuel Blanco (Esp/AP Hotels & Resorts-Tavira a 37 s

7.º Alexandre Montez (Por/Credibom-LA Alumínios) mt

8.º Artem Nych (Rus/Glassdrive-Q8-Anicolor) mt

9.º Tiago Leal (Por/Radio Popular-Paredes-Boavista) a 38 s

10.º Pedro Silva (Por/Efapel) a 42 s

PONTOS

1.º Luís Mendonça (Por/Glassdrive) 114 pontos

2.º Frederico Figueiredo (Por/Glassdrive) 88

3.º Joaquim Silva (Por/Efapel) 76

MONTANHA

1.º Rodrigo Caixas (Por/Credibom) 25 pontos

2.º André Ramalho (Por/Credibom-LA Alumínios) 17

3.º Jesus Del Pino (Aviludo-Louletano) 16

 JUVENTUDE

 1.º Alexandre Montez (Por/Credibom)

2.º Alejandro Paz (Esp/Padrones-Cortizo)

3.º Sérgio Saleiro (Por/Fonte Nova)

EQUIPAS

1.ª Glassdrive-Q8-Anicolor 56.15,08 h

2.ª Efapel Cycling a 2 s

3.ª Radio Popular-Paredes-Boavista a 2,34 m

4.ª Credibom-LA Alumínios-Marcos Car a 5,39 m

5.ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua a 5,44 m