Surf Liga MEO Surf: Joaquim Chaves e Carol Mendes vencem finais entre amigos
Joaquim Chaves e Carolina Mendes foram os vencedores do Allianz Ribeira Pro, 3ª etapa da Liga MEO. Em Ribeira D’Ilhas, Ericeira, as duas finais colocaram frente a frente dois melhores amigos e duas amigas, ambas com orientadas pelo mesmo treinador, Miguel Moreira.
Joaquim Chaves (13,75 pontos) bateu Tomás Fernandes (fazem caça submarina juntos) e colega de clube – Ericeira Surf Clube - no heat de atribuição do vencedor da etapa do meio da prova que apura os campeões nacionais de surf. Alcançou a primeira vitória na Liga MEO e, somado o 2.º lugar na anterior paragem, intromete-se na luta pelo título, num ranking liderado por Vasco Ribeiro (3.º). Chaves usou a licra com o nome de Tiago Pires (homenagem da ANS a diversos atletas portugueses), “uma inspiração”, conforme disse o jovem surfista que se mudou para a Ericeira “há 5 anos” e que irá apresentar “o primeiro filme de surf, no dia 16 de junho”, na terra adotiva.
Na final feminina, Carolina Mendes (13,25 pts), do Estoril, volta a vencer uma etapa do circuito nacional de surf (a última tinha sido em 2021, igualmente na Ericeira), ao ultrapassar Camila Kemp. “Voltar às vitórias e ganhar é sempre bom. Foi uma etapa importante para o ranking”, disse, aos microfones da Sport TV, a surfista que homenageou Frederico Morais, elogiou o shaper (Paulo do Bairro), responsável pela prancha e levou de Ribeira D’Ilhas os dois melhores scores do evento (8,00 e 7, 75).
Carol permanece no 3.º lugar do ranking. O ponto mais alto da hierarquia continua partilhado por Francisca Veselko (licra amarela) e Gabriela Mendes, ambas 3.º lugar na Ericeira. Ribeira Grande, Santa Bárbara, Açores, receberá a 4.ª etapa, 23 a 25 de junho.