Surf Kika Veselko e Joaquim Chaves campeões nos Açores
Francisca Veselko e Joaquim Chaves venceram o Allianz Ribeira Grande Pro, 4.ª e penúltima etapa da Liga MEO Surf, na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.
Joaquim Chaves (13,05 pontos) bateu Guilherme Ribeiro (12,85 pts) e alcançou a segunda vitória consecutiva (segunda na carreira e a terceira final na época) no circuito que apura os campeões nacionais de surf. O antigo praticante de ginástica desportiva escala para os lugares de topo do ranking, agora liderado por Guilherme Ribeiro (vencedor do Allianz Triple Crown), e assume-se como o grande candidato ao título ao somar duas vitórias e um segundo lugar, nas três provas em que participou, sendo que os surfistas descartam uma das quatro paragens.
Nas contas do título, a decidir em Peniche, 27 a 29 de outubro, entra Gui Ribeiro, campeão em 2022, Vasco Ribeiro e Afonso Antunes, este último, mais distante.
«Estou mesmo muito feliz. Mais uma vitória, estou num ótimo momento. Estou numa ótima posição, não entro de licra (em Peniche), será o Guilherme Ribeiro, mas isso descontrai-me», disse 'Quim Jo', aos microfones da SportTV.
Kika Veselko (13,85 pontos, em 20 possíveis) bateu na final Mafalda Lopes (8,80), ambas treinadas por Rodrigo Sousa. Reforça a liderança do ranking e aumenta a distância em relação às principais rivais na luta pelo título nacional, Gabriela Dinis e Carolina Mendes (3.ª classificada nos Açores).
A campeã mundial júnior WSL fez um campeonato perfeito ao conquistar ainda o Allianz Triple Crown, o melhor score 15.50 (8.00+7.50 pts) e melhor onda (8,00 pts). «Foram três dias desafiantes», reconheceu Francisca Veselko que recordou a sua estreia nos Açores vestida com a camisola da seleção nacional - europeu de júnior WSL, em 2016 -, disse no palco.
Destaque ainda para Eduardo Fernandes (3.º classificado), autor da melhor onda de todas as quatro etapas (9,00 pontos, em 10 possíveis) da Liga MEO.