Surf Kika Veselko descola
Francisca Veselko, licra amarela Go Chill e líder do ranking, pode ter dado um importante passo na luta pela conquista do título nacional de surf. Na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores, Kika Veselko passou em 1.º lugar à ronda 2 do Allianz Ribeira Grande Pro, 4.ª etapa da Liga MEO Surf e viu Gabriela Dinis, com quem partilhava o topo da hierarquia, cair na ronda inaugural.
Nas três baterias que antecedem os quartos de final, onde muito pode ficar definido nas contas do título feminino, a campeã mundial júnior encontra Teresa Pereira, 4.ª do ranking. Carolina Mendes (era 3.ª do ranking) aproveitou o desaire da jovem surfista de Carcavelos para recolocar-se na luta pelo cetro. Na ronda 2, a ex-campeã nacional (2016 e 2017) defrontará a top-5, Camila Kemp (vencedora em 2018).
Depois de ter faltado à chamada em Ribeira D’Ilhas, Ericeira, 3.ª etapa da Liga MEO Surf, Teresa Bonvalot, campeã nacional em título, apesar de inscrita, volta a falhar mais uma prova do circuito nacional.
Na competição masculina, todos os surfistas do top-5, liderado por Vasco Ribeiro, continuam em prova. Afonso Antunes e Joaquim Chaves, ambos do Ericeira SC, têm encontro marcado no heat 17 da segunda entrada na água. O destaque do dia inaugural foi para Guilherme Fonseca, detentor da bateria mais pontuada (15,25) e das três melhores ondas: 8,00, 7,25 e 7,00.