12 fevereiro 2024, 13:00
FOTOS: o estado em que ficou o carro de recordista mundial de maratona
Atleta queniano morreu aos 24 anos, num acidente de viação
Informação foi avançada pelo comandante da polícia do condado de Elgeyo Marakwet, Peter Mulinge, que disse que o atleta morreu após um acidente de viação, juntamente com o treinador Gervais Hakizimana
Kelvin Kiptum e o respetivo treinador, Gervais Hakizimana, morreram este domingo, após um acidente de viação na estrada Eldoret-Kaptagat, segundo avança o comandante da polícia do condado de Elgeyo Marakwet, Peter Mulinge.
O antigo primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, reagiu à morte do atleta, expressando as suas condolências.
«Uma notícia devastadora. Lamentamos a perda de uma pessoa notável, Kelvin Kiptum, recordista mundial e ícone do atletismo queniano. Juntamente com o seu treinador, faleceu tragicamente num acidente este domingo. As minhas mais sinceras condolências aos seus entes queridos, amigos e a toda a fraternidade do desporto. A nossa nação está de luto pela perda profunda de um verdadeiro herói», escreveu o líder na sua conta oficial da rede social X.
Tal como o político escreveu, o fundista era o detentor do recorde mundial da maratona, atingido na prova de Chicago, em outubro de 2023, na qual fez um tempo de 2 horas e 35 segundos, sendo o primeiro a terminar uma competição destas em menos de duas horas e um minuto. O queniano tirou 34 segundos à anterior marca, que pertencia ao campeão olímpico Eliud Kipchoge.
12 fevereiro 2024, 13:00
Atleta queniano morreu aos 24 anos, num acidente de viação