Jogos Europeus João Paulo Correia desafia Portugal a organizar o evento
Portugal deve ter a «ambição» de organizar um evento multidesportivo internacional como os Jogos Europeus, defendeu este sábado João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD), em Cracóvia.
«É uma ambição que o País desportivo tem de ter. Até lá, temos de criar condições para isso», admitiu o governante, sublinhando que «a capacidade organizativa» lusa é «altamente reconhecida a nível internacional», atendendo ao facto de Portugal ter recebido, em 2022, o maior número de eventos desportivos internacionais de sempre. «Significa o reconhecimento internacional da qualidade das nossas infraestruturas e também do talento e capacidade organizativa do desporto português em diversas modalidades», argumentou João Paulo Correia.
De acordo com o governante, o facto das várias modalidades não estarem concentradas numa só cidade, como aconteceu em Baku-2015 ou Minsk-2019, e poderem estar a quilómetros de distância como se verifica na região polaca de Malopolska, não é impeditivo para uma organização portuguesa.
«Há provas que se disputam a mais de uma hora de distância, como o atletismo, a 80 quilómetros. Significa que é uma solução que vai fazer o seu caminho em futuras organizações. Essa não é questão, não é um problema para uma futura organização de eventos destes em Portugal», advogou o secretário de Estado.