Ciclismo João Almeida «mais forte do que previa»
Português da Emirates está no 10.º lugar da classificação geral da Volta a Espanha
João Almeida (UAE Emirates) admitiu esta segunda-feira que a primeira semana da Volta a Espanha foi «muito difícil» e que se sente em «melhor condição física» do que previa para a fase da prova, confidenciando, ainda, que Jonas Vingeggard (Jumbo-Visma), vencedor dos dois últimos Tour de França, parece-lhe «menos forte» do que suporia.
«Tem sido uma Vuelta muito difícil. No papel, a primeira semana não seria assim tão difícil, mas foi na prática. Ontem [domingo], tivemos 'abanicos', a meteorologia tem sido adversa e a corrida muito endurecida», afirmou o corredor português, em conferência de imprensa durante o primeiro dia de descanso da prova.
Após as nove primeiras etapas, Almeida segue na 10.ª posição da classificação geral, a 2.55 minutos do líder, o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma), mas tem bastante próximos os principais candidatos à vitória final.
Desde logo, o belga Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step), vencedor da Vuelta em 2022, na quarta posição, de quem João Almeida tem 31 segundos de desvantagem, e ainda o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), vencedor da Volta a Itália 2023, no sexto lugar, a 26 segundos, ou o dinamarquês Jonas Vingegaard no sétimo, a 20 segundos do português.
«Esperava encontrar Vingegaard, ainda assim, mais forte. Mas embora não pareça o Vingegaard do Tour, é sempre Vingegaar e certamente lutará pela vitória até ao fim», analisou o corredor, de 25 anos, que incluiu entre os favoritos o seu companheiro de equipa espanhol Juan Ayuso, nono, 12 segundos à sua frente na geral.
«Estou a sentir-me bem, melhor do que esperava. A semana que aí vem será ainda mais difícil do que a que passou, mas sempre que tiver oportunidade vou tentar atacar para ganhar algum tempo. No domingo [9.ª etapa] foi o que fiz, e mesmo que não tenha ganho muito tempo, grão a grão enche a galinha o papo», afirmou Almeida.
Veja aqui as classificações da Volta a Espanha após nove etapas realizadas: