Atletismo Jessica Inchude no pódio em Gaborone
Jessica Inchude conqusitou o terceiro lugar do lançamento do peso no meeting de atletismo de Gaborone, Botswana. A portuguesa classificou-se com um arremesso de 17.11 metros como melhor marca. Este encontro na capital do país africano contou para o circuito continental da World Athletics, com o nível Ouro.
A norte-americana Adelaide Aquilla venceu a competição com 18.53 metros, seguida pela britânica Amelia Strickler, com 17.24.
Nas provas de velocidade, o queniano Ferdinand Omanyala brilhou nos 100 metros, completando a prova em 9.78 segundos, com um vento ligeiramente acima do regulamentar (+2.3 metros por segundo). Apesar de não conseguir liderar o ranking mundial, o recordista de África apurou-se para o Campeonato do Mundo em Budapeste, a decorrer em agosto.
Nos 400 metros, o zambiano Muzala Samukonga, de apenas 20 anos, venceu com a impressionante marca de 43,91 segundos, batendo o recorde pessoal e a melhor marca mundial deste ano. Letsile Tebogo, natural da cidade anfitriã, ganhou nos 200 metros com 19.87 segundos, dando-lhe a liderança de 2023.