Ciclismo Ivo Oliveira conquistou quarto título nacional
Ivo Oliveira (UAE-Team Emirates), de 26 anos, sagrou-se este domingo campão nacional de fundo em Mogadouro, culminando uma corrida em que a garra e determinação do ciclista, natural de Rechousa-Canelas (Gaia), foram determinantes para a conquista do quarto título nacional, após já ter sido campeão nacional de contrarrelógio de juniores em 2014, campeão nacional de rampa sub-23 em 2015 e campeão nacional de contrarrelógio sub-23 em 2018.
Aos 7 km, a conquista do título tomou forma, quando uma fuga de 10 ciclistas começou a ganhar tempo ao pelotão: Ivo Oliveira (Emirates), Pedro Andrade (ABTF-Feirense), David Livramento (AP Hotels-Tavira), César Martingil (Aviludo), Rodrigo Caixas (Credibom), Gaspar Gonçalves (Efapel), Rafael Reis (Glassdrive), Gonçalo Carvalho (Tavfer) e Bernardo Gonçalves (XSpeed) entendiam-se na frente da corrida, na qual a Radio Popular-Paredes-Boavista não conseguiu colocar nenhum corredor.
Com 30 km percorridos, saíram do pelotão Rui Oliveira (Emirates), Fábio Costa (Glassdrive), Luís Gomes (Kelly-Simoldes) e Rafael Silva (Efapel), que fizeram a junção quando estavam percorridos 53 km. Os 14 fugitivos foram aumentando a diferença para o pelotão, que, aos 100 km, se cifrava em 4,20 minutos.
A 50 km da meta, o ataque de Ivo Oliveira foi decisivo para ficar na frente da corrida e gerir a diferença para os perseguidores, que na meta se cifrou em 1,06 minutos para o seu irmão gémeo, Rui Oliveira, e em 1,15 minutos para Luís Gomes (Kelly-Simoldes), que completaram o pódio.
«Entrei numa fuga praticamente no início da corrida. Senti que não podia deixar a decisão para o final. Falei com o meu irmão e decidimos atacar no início da subida, a três voltas do fim. O Rui atacou, mas teve resposta do Fábio Costa. Mal o Rui foi apanhado, arranquei sozinho e depois… foi sempre a sofrer até à meta», afirmou Ivo Oliveira no final de uma prova com 169,6 kms, na qual alinharam à partida 62 corredores, concluída por 36 (26 desistências).
«Na última volta, tive de tirar os pés dos pedais a descer, pois vinha com cãibras, mas concretizámos a estratégia: vencer! É a minha principal vitória na estrada! Ganhei recentemente o contrarrelógio e discuti a geral no Boucles de Mayenne, mas ser campeão nacional… é algo que só em sonhos pensei! Graças a Deus, à minha equipa, ao meu staff, à minha família e à minha namorada, consegui-o», disse o novo campeão nacional de fundo, que vai estrear a nova camisola já no próximo dia 2 na Volta à Áustria.
Ivo Oliveira é um dos ciclistas de enorme prestígio na pista, onde já conquistou 14 medalhas em campeonatos da Europa e do Mundo: três de ouro, seis de prata de cinco de bronze. Durante um ano, envergará a camisola de campeão nacional no pelotão internacional, sucedendo ao seu companheiro de equipa João Almeida.
CLASSIFICAÇÃO CAMP. NAC. FUNDO:
1.º Ivo Oliveira (UAE-Team Emirates) 4.16,19 Horas, à média de 39,680 km/h
2.º Rui Oliveira (UAE-Team Emirates) + 1, 06 minutos
3.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes) + 1,15 m
4.º Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) + 2,26 m
5.º Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) + 2,38 m
6.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua) + 2,47 m
7.º David Livramento (AP Hotels-Tavira) + 2,56 m
8.º César Martingil (Aviludo-Louletano) + 3,15 m
9.º Rafael Silva (Efapel) + 4,33 m
10.º Pedro Andrade (ABTF-Feirense) + 4,33 m
11.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados) + 5,27 m
12.º Francisco Campos (Fonte Nova) + 5,27 m
13.º André Carvalho (Cofidis) + 5,29 m
14.º João Almeida (UAE-Team Emirates) + 5,29 m
15.º Luís Mendonça (Gladdrive-Q8-Anicolor) + 5,29 m