Filippo Ganna conquistou quarto título de contrarrelógio

Ciclismo Filippo Ganna conquistou quarto título de contrarrelógio

CICLISMO22.06.202323:05

Filippo Ganna (Ineos-Grenadiers), de 26 anos, conquistou o título de Itália de contrarrelógio, o que aconteceu pela quarta vez em cinco anos (2019, 2020, 2022 e 2023).

O ciclista, natural de Verbania, bicampeão do Mundo na disciplina em 2020 e 2021, registou o tempo de 32,48 m, nos 25,7 km do percurso, à média de 47,012 km/h, seguido de Mattia Cattaneo (Soudal-Quick Step) a 24 segundos, e Matteo Sobrero (Jayco Alula), terceiro, a 30 segundos.

«Depois do fim de semana dos Nacionais, vou concentrar-me nos Mundiais de Glasgow em Pista e contrarrelógio. Gostaria de voltar a vestir a camisola arco-íris. O tricolor é lindo, mas ambiciono algo mais», afirmou Ganna, que, nos Campeonatos do Mundio, vai estrear um novo guiador Pinarello, que lhe permitirá um melhor rendimento, devido ao posicionamento dos braços.

Ganna também aponta ao Campeonato Nacional italiano de fundo, que se corre no sábado, dia 24. «Em comparação com os anos anteriores, estou mais fresco, porque fui obrigado a ficar parado. No sábado temos mais de 200 km do que neste dia, e muito ganho de elevação, mas quero ir bem. Problema é o elevado número de ciclistas. Da Ineos, seremos três, além de Puccio e Viviani, mas há equipas que vão ter 12 ciclistas», afirmou.

«Não vai ser fácil, vamos tentar ficar passivos, mas podemos não ditar as regras da corrida. Fazer uma previsão é complexo, até ontem diria que Filippo Zana é o favorito, vamos ver. Enquanto isso, devo dizer que é muito bom ter tantas categorias reunidas no mesmo local. Para muitos, é a realização de um sonho estar ao lado das principais figuras do ciclismo italiano. Um problema que será geral, dever o calor», frisou o campeão italiano.

Já Wout Van Aert é o novo campeão nacional de contrarrelógio da Bélgica. O esperado duelo com Remco Evenepoel não aconteceu, porque o campeão do Mundo de fundo caiu, no início do contrarrelógio, e finalizou em quarto lugar.

A localidade de Herzele sediou o campeonato belga de contrarrelógio, um circuito com 20,8 km, que foi percorrido por duas vezes e que teve como vencedor Wout Van Aert (Jumbo-Visma), em 51,52 m, à média de 48,586 km/h, seguido de Alec Segaert (Lotto) a 49 s, e, em terceiro, por Runa Herregodts (Intermarché) a 1,05 m, com Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) a ser quarto, a 1,21 m do vencedor, após aparatosa queda, devido ao piso molhado.

«Tive algum cuidado, devido ao piso escorregadio. No segundo posto de controlo, notei que Remco estava a gastar mais tempo. Depois, tentei conduzir a bicicleta o mais rápido possível, mas com menos riscos nas curvas. Mas quem não quer correr riscos, fica em casa! Tentei fazer as curvas bem e não enlouquecer», afirmou Van Aert, que conquistou o título pela terceira vez (2019, 2020 e 2023).

Noutros países, já se correram os Campeonatos Nacionais de contrarrelógio, Átila Valter (Jumbo-Visma) sagrou-se campeão na Hungria, Tsgabu Grmay (Jayco-Alula) na Etiópia, Jambaljamts Sainbayar (Terengganu) na Mongólia, Rémi Cavgna (Soudal-Quick Step) em França, Tadej Pogaçar (Emirates) na Eslovénia e Michal Kwiatkowski (Ineos) na Polónia.