26 julho 2024, 09:53
Canadá afasta treinadora após escândalo de espionagem com drones
Bev Priestman deixa o comando da seleção feminina nos Jogos Olímpicos
Organismo puniu a seleção feminina canadiana, que já praticamente não tem possibilidades de apuramento nos Jogos Paris 2024
A FIFA decidiu punir a seleção feminina do Canadá ao retirar seis pontos no torneio olímpico e também suspender a sua treinadora, Bev Priestman, por um ano, após ter levado a cabo uma investigação sobre o uso de drones pela seleção canadiana para… espionagem.
O analista da seleção, Joseph Lombardi, que operou o drone, e a assistente Jasmine Mander, a quem se reportava, também foram suspensos pelo mesmo período pelo organismo e já regressaram ao seu país.
26 julho 2024, 09:53
Bev Priestman deixa o comando da seleção feminina nos Jogos Olímpicos
«A Federação do Canadá foi considerada responsável por não respeitar os regulamentos aplicáveis da FIFA em conexão com a sua falha em garantir o cumprimento dos seus dirigentes participantes do Torneio Olímpico de Futebol com proibição de voar drones sobre quais locais de treino. Cada um dos técnicos foi considerado responsável por comportamento ofensivo e violação dos princípios de fair-play em conexão com o uso de drones pela equipa representativa feminina do Canadá no âmbito do Torneio Olímpico de Futebol», explicou a FIFA, que também abriu um processo disciplinar contra o Canadá e os profissionais envolvidos, em comunicado.
O Comité Olímpico da Nova Zelândia é que denunciou esta situação à polícia francesa, após ter visto um drone a sobrevoar o seu centro de treinos, no início da semana. O Comité Olímpico do Canadá já pediu desculpas pelo incidente, sendo que ainda dispensou duas profissionais, que chegaram a ser detidas pela polícia local, na última quarta-feira.
Por isso, o Canadá tem agora -3 pontos no grupo A e um apuramento para a próxima fase é muito complicado, senão impossível… é obrigatório ganharem todos os jogos. Até este sábado só foi disputada uma partida, que terminou com uma vitória sobre a Nova Zelândia, por 2-1, e o próximo adversário é a anfitriã, a França, este domingo.