Candidato à presidência do organismo justifica decisão dizendo que a lista não se guia por «sugestão de terceiros»
Fernando Tavares, líder da lista C às eleições para a Federação Portuguesa de Atletismo, anunciou este sábado a intenção de avançar com a candidatura à presidência da FPA, contrariando o pedido de Paulo Bernardo (lista A), para que este se retirasse da corrida.
Em causa está a entrega de uma fotocópia dos elementos da lista encabeçada pelo ex-atleta já fora da data-limite estabelecida; Paulo Bernardo retirou candidatura e apela a Fernando Tavares para fazer o mesmo, referindo que as eleições «não podem ficar marcadas por erros administrativos»
O pedido do líder da lista A deveu-se à exclusão da candidatura de Domingos Castro, por irregularidades na documentação apresentada ao organismo. Paulo Bernardo retirou-se das eleições, apelando ao vice-presidente da FPA a fazer o mesmo, acreditando que o ato eleitoral não deveria ser marcado por «erros administrativos».
Em comunicado, a lista C encabeçada por Fernando Tavares rejeitou o pedido. «Não é por sugestão de terceiros que guiamos os nossos caminhos, muito menos para sustentar e dar oportunidade a quem não cumpre os requisitos legais a que está obrigado. A ética e a transparência não se podem traduzir em meros arranjos de bastidores, mas antes e sim, no estrito e pleno cumprimento das leis e dos regulamentos em vigor», pode ler-se.
«Movimento de Mudança» decidiu impugnar a decisão da Mesa da Assembleia Geral Eleitoral da Federação Portuguesa de Atletismo, dizendo que «não tem qualquer fundamento legal», já que foram «cumpridos todos os requisitos»
Ainda este sábado, a candidatura de Domingos Castro avançou que não há qualquer fundamento na decisão, anunciado que usará «todos os meios ao seu alcance» para «repor a legalidade» e a decisão de «impugnar a decisão da Mesa da Assembleia Geral Eleitoral».