Ciclismo Faleceu corredor que sofreu queda grave na Volta à Suíça
O suíço Gino Mader com 26 anos e que corria pela Bahrain-Victorious, não resistiu aos ferimentos provenientes de uma queda no decorrer da 5.ª etapa da Volta à Suíça, quando descia Albupass e faleceu devido a múltiplas fraturas no crânio.
Mader despistou-se num troço e estrada onde se atingiram 100 km/ e acabou numa escarpa com um voo de cerca de trinta metros. As equipas de resgate encontraram o ciclista inanimado numa pequeno rio. Depois de reanimado passado algum tempo, foram necessários cerca de 25 minutos, para superar a paragem cardíaca pulmonar, sendo de imediato transportado para o hospital de Chur, onde médicos especialistas intervieram e tentaram de todas as maneiras salvar a sua vida.
A notícia da morte de Gino Mader foi anunciada pela equipa Bahrain-Victorious; “Gino, obrigado ela luz, alegria e risos que destes a todos nós, sentiremos a tua falta como ciclista e como pessoa. Hoje e todos os dias, iremos correr por você, Gino”. O comunicado de imprensa é mais extenso onde se lê; “É com profunda tristeza e com o coração pesado, que devemos anunciar a morte de Gino Mader. Na sexta-feira, 16 de junho, após um acidente gravíssimo duranta e quinta etapa do Tour da Suíça, Gino não conseguiu recuperar dos graves ferimentos sofridos. Toda a nossa equipa está devastada por este trágico acidente e os nossos pensamentos e orações estão com a família e entes queridos de Gino neste momento incrivelmente difícil”.
O diretor administrativo, Milan Erzen afirmou; «Estamos arrasados com a perda do nosso excelente ciclista Gino Mader, O seu talento, dedicação e entusiasmo foram uma inspiração para todos nós. Ele não era apenas um ciclista muito talentoso, mas também uma grande pessoa em competição. Estendemos as nossas mais profundas condolências à sua família e entes queridos, os nossos pensamentos estão com eles neste momento difícil».
A Bahrain-Victorious correrá em sua homenagem, mantendo a sua memória em todas as estradas que percorremos. Estamos determinados a mostrar o espírito e a paixão que Gino demonstrou, e ele sempre será parte integrante da nossa equipa.
A família de Gino Mader, pediu privacidade enquanto lamenta a sua perda e pediu que os seus desejos sejam respeitados. A equipa e família expressam a sua gratidão pelo tratamento e apoio que receberam de todo o mundo do ciclismo.