Surf Eurosurf 2023: Tudo em aberto
Os oito convocados da seleção nacional de surf prosseguem caminhos diferentes do campeonato Europeu de Surf de seleções (Eurosurf 2023), a decorrer na praia de Santa Cruz, Torres Vedras, até dia 28.
De um lado, no open de surf, Érica Mendonça foi relegada para as repescagens (3.ª no heat 14 da ronda 2) e juntou-se a Afonso Antunes e Guilherme Fonseca neste caminho alternativo de regresso ao quadro principal. Os dois surfistas portugueses concluíram em 1.º lugar, heats 26 e 27, respetivamente, a repescagem 1 e prosseguem para a segunda ronda de salvação, tal com Érica.
Se três surfistas seguem este difícil percurso rumo às finais, no quadro principal, Guilherme Ribeiro passou à ronda 2 e Gabriela Dinis e Mafalda Lopes garantiram lugar na ronda 3. António Lamas e Raquel Bento, longboard, ronda 2, não entraram em prova no terceiro dia do Eurosurf, evento organizado pela Federação Europeia de Surf (ESF), integrado no Santa Cruz Ocean Spirit.
«O campeonato está praticamente agora a começar e tudo está em aberto», sustenta David Raimundo, selecionador nacional, ao comparar a situação portuguesa com os rivais, a Itália, campeã em título, Espanha, Inglaterra e Alemanha, países que têm também atletas nas rondas de repescagem.