Ciclismo Espanhol Daniel Tenório vence Volta a Portugal de juniores
O espanhol Daniel Tenório (GSport/Vatios) conquistou, este domingo, a vitória na Volta a Portugal de juniores ao terminar a última etapa, 104 quilómetros entre Mêda e Celorico da Beira, no 6.º lugar. André Dutra (Escola Ciclismo Bruno Neves) ganhou a derradeira tirada da prova.
«É um sentimento inexplicável. É muito gratificante vencer uma etapa da Volta a Portugal. É um orgulho, não estava à espera. Fui para a fuga, trabalhei com o André Andrey, ele ganhou as montanhas e eu ganhei a etapa», relatou André Dutra, que tinha como objetivo o top-10 da Volta a Portugal. E cumpriu com um 6.º lugar!
Já Daniel Tenório foi o vencedor, com 46 segundos de vantagem sobre Pablo Lospitao (Eletromecantil) e 2,59 minutos de avanço em relação a Oscar Hawker (BAI).
«Estou muito feliz, conquistar uma Volta é muito difícil. É muito bonito ganhar, ainda para mais quando a tua equipa te ajuda tanto. São grandes companheiros e, mais do que isso, são amigos que fizeram um grande trabalho. A etapa de hoje [domingo] foi mais difícil do que a de ontem [sábado]. Houve muitos ataques, mas conseguimos controlar e aparecer quando tínhamos de aparecer. Fui camisola amarela desde o primeiro dia e não foi fácil mantê-la», sentenciou o espanhol.
José Moreira (SAT) foi o melhor português da geral, no 4.º lugar, a 3,16 minutos de Tenório, enquanto Tiago Santos (ACC) foi 5.º (a 3,34 m) e o já referido André Dutra (BRN) foi 6.º (a 3,47 m).
Por equipas, venceu a ABTF Betão-Bairrada, com 33.33,43 horas, seguida pela Silva & Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel-Tensa, a 5 segundos, e pela Electromecantil – GR 100, a 3,34 minutos.
Andrey André (ACR) venceu a classificação da montanha, Pablo Lospitao (Eletromecantil) a dos pontos e Oscar Hawker (BAI) a do prémio da juventude.