Emanuel Silva oficializa fim de carreira
Canoísta olímpico de 38 anos formalizou despedida nas redes sociais
É oficial: Emanuel Silva anunciou o fim de carreira de canoagem. O olímpico português já tinha avançado com a possibilidade caso não se qualificasse para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 - cujos nomes foram conhecidos no passado dia 18 de abril - e oficializou essa despedida nas redes sociais.
«Com o fechar deste capítulo de quase três décadas como atleta de alto rendimento, encerro uma jornada marcante com a cabeça erguida, orgulhoso das conquistas que trouxe à canoagem e ao desporto Português», escreveu o luso de 38 anos, que fez história ao conseguir medalha de prata ao lado de Fernando Pimenta, em Londres-2012, no K2 1000, e que conta ainda com cinco participações em Jogos Olímpicos.
«Novos capítulos se desenham à frente, repletos de desafios e oportunidades. Estarei lá, prontamente, com a mesma determinação e ambição, buscando alcançar o sucesso em cada empreendimento», completou Emanuel Silva, cuja última prova que participou foi no domingo, na Taça de Portugal, em Montemor-o-Velho.
Para além das participações olímpicas, o canoísta de Braga sagrou-se campeão europeu absoluto de K4 1000 metros, em Belgrado, Sérvia, juntamente com Fernando Pimenta, João Ribeiro e David Fernandes, em junho de 2011. Dois anos depois, em águas alemãs, em Duigsburgo, conseguiu o título mundial em K2 500 metros, com João Ribeiro.
OUTRAS CONQUISTAS DE EMANUEL SILVA
2002 - Primeira medalha em campeonatos da Europa de velocidade com o bronze em K1 1000m em Zagreb, Croácia, em Juniores;
31/08/2003 - Primeiro título mundial de juniores em Komatsu em K1 500m. No dia anterior foi medalha de prata nos 1000m;
27/08/2004 – Mais jovem finalista olímpico português da canoagem com apenas 18 anos, 8 meses, 3 semanas e 3 dias de idade em Atenas 2004 terminando em 7º lugar no K1 1000;
16/07/2005 - Primeiro título Europeu de Sub-23 em Plovdiv, Bulgária em K1 1000. Revalidou esse título em 2006 em Atenas a 16/07/2005;
10/08/2014 – Primeira medalha em mundial de absolutos em distância Olímpica, no K4 1000 metros, em Moscovo 2014 em equipa com Fernando Pimenta, João Ribeiro e David Fernandes;
Leia aqui a publicação na íntegra:
Com o fechar deste capítulo de quase três décadas como atleta de alto rendimento, encerro uma jornada marcante com a cabeça erguida, orgulhoso das conquistas que trouxe à canoagem e ao desporto Português.
Ao longo destes anos, vivi momentos de grande alegria, mas também de profunda emoção; uma trajectória repleta de ensinamentos e crescimento pessoal.
Cada riso e cada lágrima moldaram-me, transformando-me não apenas como atleta, mas como ser humano.
Sei que poderia escrever páginas e páginas sobre a minha experiência na alta competição, mas hoje desejo apenas expressar a minha gratidão a todos os que estiveram ao meu lado nesta longa jornada: treinadores, profissionais de saúde, a Federação Portuguesa de Canoagem, o Comité Olímpico de Portugal, os municípios que me acolheram nos clubes que representei, generosos patrocinadores, amigos leais e minha amada família.
Novos capítulos se desenham à frente, repletos de desafios e oportunidades.
Estarei lá, prontamente, com a mesma determinação e ambição, buscando alcançar o sucesso em cada empreendimento.
Obrigado, Portugal, por cada momento inesquecível.