Atletismo Dongmo «triste e desapontada» por perder medalha
Auriol Dongmo ficou na quarta posição da final do lançamento do peso, este sábado, nos Mundiais de atletismo, que decorrem em Budapeste, na Hungria. A atleta portuguesa lançou o engenho precisamente aos mesmos 19.69 metros da chinesa Ligiao Gong, mas a adversária superou-a no desempate pela soma de resultados no concurso e conquistou a medalha de bronze.
«Estou triste e desapontada. Tentei e dei tudo o que tinha e infelizmente não consegui a medalha. É frustrante ficar em quarto lugar com a mesma marca da medalha de bronze», afirmou a atleta visivelmente abatida.
Dongmo obteve a sua melhor marca ao quarto lançamento, após ter arrancado com 18.79, 19.63 e um nulo. Ao quinto ensaio, a atleta de origem camaronesa, de 33 anos, atingiu 19.55 metros e na derradeira tentativa para chegar às medalhas voltou a fazer um ensaio inválido.
O peso caiu para lá dos 20 metros, mas os juízes anularam-no acima de 20 metros. «O juiz disse que foi nulo, ainda tentei perguntar porquê e ele disseram que toquei na antepara, mas eu não senti isso. Os juízes é que mandam e tive de aceitar», disse a atleta que olha já para o futuro, aceitando que estes dissabores que a afastam da medalha a deixam mais forte para continuar a tentar.
A nova campeã mundial do peso é a norte-americana Chese Ealey, que atingiu o ouro com um lançamento a 20.43 metros, à quinta tentativa, a mesma em que a canadiana Sarah Mitton estabeleceu a marca que lhe deu a prata (20.08).