Natação Diogo Ribeiro, prodígio do Benfica, garante presença nos Jogos Olímpicos (e com recorde)
O nadador Diogo Ribeiro, de apena 18 anos, bateu esta quinta-feira, o recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 e Mundial de Fukuoka.
O atleta do Benfica realizou o melhor tempo das eliminatórias com 21,87 segundos superando o anterior máximo de Portugal fixado por Miguel Nascimento a 30 de setembro de 2022 em Oeiras.
O segundo tempo foi obtido pelo ucraniano Andrii Govorov, a nadar pelo V. Guimarães, com 21,98, marca que é também mínimo para o Mundial.
Miguel Nascimento (Benfica) assegurou o terceiro tempo (21,99) ficando a três centésimos dos mínimos olímpicos, registo que confirma mínimos para o Mundial de Fukuoka.
O quarto registo foi obtido por Miguel Marques (Benfica) com 22,70, marca que é mínimo para o Europeu de Juniores.
Resultados das eliminatórias que aumentam as espectativas para a final dos 50 livres que se realiza hoje a partir das 17h00.
Ainda na primeira sessão do primeiro dia, Gonçalo Azevedo (CN Maia) bateu o recorde nacional dos 50 costas de juvenis A. O nadador da Maia concluiu em 27,58 segundos melhorando o anterior máximo de 27,60 na posse de Rodrigo Rodrigues (SCE) em Coimbra a 10 de julho de 2022.
Recorde-se que estão a decorrer na Madeira os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos, no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, entre hoje e 2 de abril.