Diogo e Pan, encontro de recordistas mundiais e (quem sabe) campeões
Nuno Pina, Luís Cameira, Francisto Quintas, Yo Yiting, Pan Zhanle, Diogo Ribeiro, Miguel Nascimento e Rui Escaleira

EXCLUSIVO A BOLA Diogo e Pan, encontro de recordistas mundiais e (quem sabe) campeões

NATAÇÃO13.02.202418:58

Novo recordista mundial dos 100 livres, da China, quis dar uma lembrança ao novo campeão mundial de Portugal para que este se recorde sempre do primeiro título. Encontro arranjado pelo fisioterapeuta e preparador físico da federação chinesa Nuno Pina

Com a natural e crescente proximidade de ligação entre as duas seleções devido à presença de Nuno Pina como fisioterapeuta/preparador físico da federação chinesa de natação desde abril de 2023, antes do campeonato arrancar Pan Zhanle já havia tirado uma fotografia com Diogo Ribeiro, o selecionador Alberto Silva, Miguel Nascimento e Francisco Quintas, entre outros elementos da equipa nacional, junto à piscina do Aspire Dome. 

No dia seguinte, Pan, de 19 anos, surpreendeu tudo e todos ao derrubar, por 6 centésimos, o recorde mundial dos 100 livres que o romeno David Popovici (46,86) fixara no Europeu de Roma-2022. Feito conseguido ao efetuar o primeiro percurso de 100 metros da final de estafetas de 4x100 livres masculinos em que a China arrebatou o ouro.     

No dia seguinte, foi a vez de Diogo, da mesma idade, fazer história para o seu pais conquistando o primeiro título de campeão do mundo de Portugal – e segunda medalha de sempre – nos 50 mariposa. 

Vai daí que Pan, que quarta-feira se encontrará com Ribeiro nas eliminatórias dos 100 metros livres, teve, uma ideia, como contou a A BOLA Nuno Pina. «Estávamos a fazer o tratamento e a conversar sobre o Diogo ter ganho a medalha de ouro. Temos falado muito sobre ele, sobre o Miguel Nascimento e do meu trabalho enquanto estive na federação portuguesa junto da delegação chinesa, até como forma de estreitar relações e na minha missão de embaixador de Portugal na China», diz rindo-se. 

«Mas tenho conversado sobretudo com o Pan, com quem tenho vindo a trabalhar como fisioterapeuta pessoal e a quem até dou aulas de inglês duas vez por semana. Aí é que temos de melhorar mais... », vai contando. 

«Foi então que, à noite, o Pan sugeriu oferecer uma lembrança ao Diogo, para que tivesse uma recordação de ser campeão do mundo pela primeira vez e Portugal também. Foi o que aconteceu hoje à hora de almoço. O Pan entregou umas lembranças ao Diogo, onde estavam alguns membros da comitiva portuguesa e a Yo Yiting [bronze nos 200 estilos femininos]. Depois, o Diogo acabou por lhe oferecer uma das suas toucas».

«Foi engraçado. Acabámos por ter, lado a lado, um recordista do mundo sénior [100 livres] e um recordista do mundo júnior [50 mariposa] de dois países que ficam a 10 mil km de distância», rematou Nuno Pina que habitualmente está no centro de alto rendimento de Pequim, mas acompanha a equipa nacional da China nos vários estágios pelo país, assim como fez parte da comitiva no Mundial de Fukuoka-2023, Jogos Asiáticos Hangzhou-2023 e agora no 21.º Mundial de Doha.     

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer