Dia de boas remadas para Portugal

Jogos Europeus Dia de boas remadas para Portugal

MAIS DESPORTO21.06.202323:24

O segundo dia dos Jogos Europeus Cracóvia2023 foi positivo para a representação portuguesa, que garantiu a qualificação para três finais na canoagem, o apuramento para a prova das medalhas de dueto livre da natação artística e a passagem da seleção masculina de andebol de praia às meias-finais.

Na canoagem, João Ribeiro e Messias Baptista, em K2 500 metros, foi única tripulação masculina lusa a apurar-se diretamente para fase de medalhas, ao vencer a série após desempate por photo finish com o duo alemão. «Na final será com certeza também taco a taco. Vamos dar tudo para tirar um bom resultado», prometeu João Ribeiro.

Em K4 500, Francisca Laia, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Maria Rei venceram a meia-final, e em C2 500, Inês Penetra e Beatriz Fernandes foram segundas, ambas as tripulações qualificadas para a final. «Temos de continuar a perceber o que podemos ainda melhorar para a final», frisa Teresa Portela. «O ano passado fui oitava e agora queremos fazer melhor», afirmou Inês Penetra. Todas as provas decisivas disputam-se esta tarde.

Fernando Pimenta, com duas medalhas olímpicas nos 1000 metros, viu-se obrigado a «desenrascar-se» em K4 500, em parceria com Emanuel Silva, David Varela e Kevin Santos, e a embarcação portuguesa ficou-se pela sétima posição e a consequente eliminação.

No andebol de praia, a seleção masculina avançou para as meias-finais, mas a feminina ficou pelo caminho. Depois de três derrotas, os portugueses enfrentaram a Noruega, vencedora de grupo, e venceram por 2-1 no desempate por shoot out (8-4) e vão reencontrar a campeã europeia Hungria, que os bateu na estreia, por 2-0. A formação feminina foi derrotada, também nos quartos, pela Dinamarca (2-0), e o melhor a que pode aspirar é à quinta posição.

Cheila Vieira e Maria Beatriz Gonçalves apuraram-se para a final de dueto livre na natação artística, no próximo sábado, com o oitavo melhor registo na qualificação.

No padel, a única vitória foi para os irmãos Miguel e Nuno Deus, que avançaram para a segunda ronda da competição desta modalidade não olímpica, enquanto as duplas Catarina Vilela e Kátia Rodrigues e Margarida Fernandes e Catarina Santos foram eliminadas.