Daniel Monteiro vence eleições para a Confederação do Desporto
Há quatro anos perdera a eleição por apenas um voto para Carlos Paula Cardoso, que deixa o cargo após 21 anos. Desta vez conseguiu ser eleito por dois votos
Com uma vantagem de apenas dois votos sobre Ricardo José, da lista C, num universo de 52 associados votantes e inscritos, ao contabilizar um total de 26 votos Daniel Monteiro, da lista A, foi eleito, esta segunda-feira, novo presidente da Confederação do Desporto de Portugal numa segunda volta da eleição para o quadriénio 2023-2027.
Monteiro sucede assim a Carlos Paula Cardoso, de 76 anos, que liderava o organismo há cinco mandatos, desde outubro de 2002, quando o cargo ficou vazio por José Manuel Constantino, atual presidente do Comité Olímpico de Portugal, na altura ter assumido a presidência do Instituto Nacional de Desporto, atual Instituto Português do Desporto e Juventude.
Curiosamente, há quatro anos Paula Cardoso havia derrotado precisamente Daniel Monteiro, ex-presidente da Federação Académica de Desporto Universitário, por um escasso voto, tendo então exercido o direito de votação 46 de 47 federações desportivas num acto que, pela primeira vez, contara com duas listas.
Desta feita, houve três candidatos a presidente, mas Filipa Godinho, da lista B, ficou de fora da segunda volta quando na primeira votação, realizada há uma semana, e em que não houve maioria absoluta, apenas conseguiu ter 15 votos, contra os 19 de Monteiro e 18 de Ricardo José, ex-presidente da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas.
Juntamente com Daniel Monteiro foram também eleitos Miguel Teixeira para presidente da Assembleia Geral, Luís Ferreira assume a liderança do Conselho Fiscal e Luís Paulo Relógio o Conselho Jurídico.