Corrida do Benfica retomada após interrupção de três anos devido à pandemia

Atletismo Corrida do Benfica retomada após interrupção de três anos devido à pandemia

ATLETISMO31.03.202314:52

A espera pela Corrida do Benfica António Leitão chegou ao fim. Após três anos de pausa devido à pandemia, o clube retoma, sábado e domingo, a corrida que entra no campo de futebol do Estádio da Luz e destinada à família benfiquista, dando prioridade ao amador anónimo em detrimento do atleta de alta competição.

Numa iniciativa «desenhada a 100 por cento para a família benfiquista», explica a diretora da prova, Ana Oliveira, a «festa» inicia-se com a Corrida da Pequenada, um quilómetro para crianças e adolescentes até aos 17 anos e a partir dos três, a faixa etária mínima de participação e uma das novidades desta 15.ª edição. Seguem-se, domingo, os 5km do Fun e caminhada e os 10km da Corrida Benfica. Tanto os 5km de Fun e caminhada como os 10km da Corrida incluem passagem pelo interior do Estádio da Luz. A ideia da organização não é a utilização do relvado mas, sim, a área técnica em redor das quatro linhas.

Em relação ao passado e à última edição, em 2019, a Corrida do Benfica «não mudou muito», nas palavras de Ana Oliveira: «Anteriormente só tínhamos a chegada ao estádio. Agora temos partida e chegada no estádio.»

De resto, a Corrida Benfica António Leitão, prova em que A BOLA é o jornal oficial, mantém a intenção de homenagear o antigo e falecido atleta olímpico, especialista em corridas de fundo e meio-fundo. Mantém ainda a tradição de não se destinar à alta competição mas, sim, aos adeptos do Benfica e da corrida. A fundista Dulce Félix é uma das figuras de cartaz, mas com a qualificação olímpica para Paris 2024 a entrar na reta final, outros atletas de topo do clube que já participaram noutras edições, como a judoca medalhada Telma Monteiro, não deverão regressar neste ano. Certo é que o vencedor será sempre novo recordista da corrida face à alteração do percurso e Dulce Félix apresenta-se desde já como candidata a ostentar esse feito.

Ainda assim, a intenção da organização é dar «protagonismo aos anónimos adeptos» e amantes da corrida sem discriminações. Ana Oliveira garante que as portas estão abertas a todos os membros da família benfiquista interessados em participar - do presidente Rui Costa a funcionários, passando por meros adeptos e simpatizantes -, e também aos «amantes da corrida» que não sejam benfiquistas.

«Feliz» por retomar a iniciativa, Ana Oliveira admite uma escala mais pequena nesta edição. Estão previstos mil inscritos na Corrida da Pequenada, quatro mil no Fun e caminhada e cinco mil na Corrida Benfica.