Hipismo Cavaleiro com história de vida incrível é reforço do Sporting
Francisco Stilwell é a mais recente cara da secção de hipismo do Sporting.
O cavaleiro de 30 anos, que pela primeira vez na carreira vai representar um clube, mostrou-se manifestamente satisfeito com a oficialização do acordo.
«Toda a vida fui adepto do Sporting, de coração, e passar a ser oficialmente atleta leonino é uma honra. Creio que é uma mais-valia tanto para mim como para o clube», afirmou Kiko Stilwell ao canal leonino.
Há cerca de três anos, o cavaleiro, que nasceu com uma condição que lhe provocou uma deformação no pé esquerdo, decidiu amputar a parte inferior da perna para pôr ponto final nas sucessivas cirurgias que teve de realizar para tratar múltiplas infeções e ganhar qualidade de vida com a colocação de uma prótese. Os desafios que se lhe depararam durante a vida, esses, enfrentou-os sempre com uma grande alma e inexcedível força de vontade. E triunfou.
Kiko conta com mais de duas centenas vitórias em provas nacionais e internacionais e 11 medalhas em campeonatos nacionais em diversos escalões - e é o atual campeão nacional de saltos de obstáculos e bronze no Campeonato Nacional de CCE (concurso completo de equitação). Figura também como o cavaleiro português com mais participações em Campeonatos da Europa (sete). Em 2022, foi ainda o primeiro cavaleiro amputado da história a participar num Campeonato do Mundo.
Agora, aponta à presença nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, uma vez que os Jogos Paralímpicos apenas englobam o dressage e não o concurso completo de equitação ou a prova de saltos de obstáculos.
«O grande objetivo é esse, sim, conseguir a qualificação para os Jogos Olímpicos. É muito complicado porque é o planeta inteiro a querer participar! Mas vamos trabalhar para que essa meta possa ser cumprida. Além disso, pretendo participar no Campeonato do Mundo de cavalos novos, penso que o conseguirei com alguma facilidade, e espero igualmente conquistar a medalha de ouro no Campeonato Nacional», desejou Kiko Stilwell.