Campeonato nacional de surf está de regresso
Gabriela Dinis e Guilherme Ribeiro confiantes para o regresso do campeonato nacional (Jorge Matreno/ANSurfistas)

Campeonato nacional de surf está de regresso

SURF21.03.202418:08

14.ª edição da Liga MEO Surf arranca com o Figueira Pro, 22 a 24, no Cabedelo. Gabriela Dinis quer ser campeã. Guilherme Ribeiro sentia falta da competição.

O campeonato nacional de surf está de volta. A 14.ª edição da Liga MEO Surf arranca nesta sexta-feira na praia do Cabedelo, Figueira da Foz e tem a particularidade de anteceder a última e decisiva etapa do Qualifying Series (QS), circuito regional europeu da Liga Mundial de Surf (WSL) que terá lugar na Costa da Caparica, Almada, de 26 a 30.

A proximidade de datas da etapa inaugural da 1.ª divisão do surf nacional, Allianz Figueira Pro, das decisões pelas vagas para o Challenger Series (CS), circuito secundário da WSL, colocou dúvidas a Guilherme Ribeiro, vice-campeão em título.

«Quando olhei para o calendário estava indeciso com esta etapa por ser antes do QS», contou a A BOLA o campeão da temporada 2022, empenhado no acesso ao CS, à imagem do que sucede com Teresa Bonvalot, tetracampeã nacional, Francisca Veselko, campeã em título e Yolanda Hopkins (ausente da Figueira), líder do ranking QS.   

«No ano passado, acabámos as competições em novembro e são muitos meses sem competir. O Mundial ISA (qualificação olímpica para Paris 2024) não me correu bem e estava a necessitar urgentemente de competição. Fiquei contente pela etapa da Liga, para ganhar ritmo competitivo», confessou o vencedor do Figueira Pro, em 2023. «Em todos os outros aspetos, físico e mental, estou no máximo de sempre», acrescentou.

Calendário da Liga MEO Surf 2024:

2 a 24 de março – Allianz Figueira Pro
12 a 14 de abril – Porto Pro
24 a 26 de maio – Allianz Ericeira Pro
21 a 23 de junho – Allianz Ribeira Grande Pro
25 a 27 de outubro – Bom Petisco Peniche Pro

«Quero ser campeã nacional»

Já Gabriela Dinis, campeã nacional Pro Júnior e vice-campeã nacional, aponta 2024 como o ano de afirmação interna. «Quero ser campeã nacional, esse é o objetivo», sublinhou a vencedora do Figueira Pro, em 2023.

«A Liga começa numa onda em que me dou bem e dá-me motivação. No ano passado, a etapa dos Açores correu-me mal, fui afastada no primeiro heat, mas conto este ano ser mais consistente», frisou a surfista de 19 anos.

Campeões nacionais de 2023, Joaquim Chaves, primeiro título, e Francisca Veselko, bicampeã, vestem a licra amarela de líderes do ranking Go Chill no Figueira Pro, prova que representa a 10ª edição da Allianz Triple Crown, sub-troféu que premeia os surfistas com os melhores resultados na Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande, Açores.

A competição que apura os campeões nacionais passa pelo Porto e Matosinhos (12 a 14 de abril), Ribeira d’Ilhas, Ericeira (24 a 26 de maio), Ribeira Grande, nos Açores (21 a 23 de junho) e termina em Peniche (25 a 27 de outubro).

Campeões Nacionais nos últimos 5 anos

023 – Joaquim Chaves e Francisca Veselko
2022 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Yolanda Hopkins

TAMBÉM LHE PODE INTERESSAR: A claque portuguesa que foi ver Neemias Queta