Benfica deverá trocar bronze por prata na Champions de corta-mato de 2024
Equipa masculina do Benfica na edição de 2024 da Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato (SL Benfica)

Benfica deverá trocar bronze por prata na Champions de corta-mato de 2024

Equipa masculina do clube encarnado foi terceira classificada Taça dos Clubes Campeões Europeus da disciplina, mas caso positivo de doping na formação que se terminou em segundo deverá valer promoção às águias

O Benfica deverá ascender à segunda posição na prova masculina da edição de 2024 da Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato, realizada em finais de fevereiro, devido a provável desclassificação da equipa francesa do De Athle, devido a suspensão do seu atleta Mehdi Frère, por doping.

 

No 47.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, disputada em 25 de fevereiro de 2024, em Albufeira, o Benfica conquistou a terceiro posição, com o queniano Edward Pingua Zakayo a ser o melhor dos encarnados, no quarto lugar, Etson Barros (11.º entre os integrantes da TCCE) e Samuel Barata (15.º). As águias somaram 30 pontos, atrás dos franceses do De Athle, com 21, e dos espanhóis do Playas de Castellón, com 16.

 

No entanto, a suspensão do atleta francês Mehdi Frère, por três falhas nas obrigações de localização em 12 meses, até 3 de junho de 2026, decretada em 15 de julho e depois confirmada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), impedindo-o de alinhar nos Jogos Olímpicos, deve reordenar o topo da classificação da prova de clubes.

 

Isto porque a deliberação da Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) anula todos os resultados obtidos pelo segundo melhor maratonista francês de sempre (2:04.41 horas, em 2023) desde 22 de fevereiro de 2024, incluindo a Taça dos Clubes Campeões Europeus, na qual foi sexto classificado, o primeiro da De Ahtle.

 

Desta forma, atendendo que o terceiro melhor atleta da equipa francesa foi Leo Roulleau, no 66.º lugar, a classificação coletiva sofre alterações, o Benfica igualará o seu melhor resultado de sempre, ao ser vice-campeão europeu, tal como em 2014, promovendo ainda o Sporting ao quarto lugar, atrás dos também franceses do Ales Ceveennes.

 

A próxima edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato vai voltar a ser disputada em simultâneo com o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, cuja 48.ª edição está marcada para o próximo dia 2 de fevereiro.