Atleta olímpica Sara Moreira termina a carreira

ATLETISMO15:48

Fundista anuncia o adeus ao atletismo no dia em que celebra 39 anos

A atleta Sara Moreira, que participou quatro vezes nos Jogos Olímpicos, anunciou nesta quinta-feira o fim da carreira no atletismo.

«Um dia, por acaso, tudo começou. Passados quase 30 anos, aqui estou eu feliz e realizada, com muitas amizades que levo para a vida, com muitas vitórias alcançadas, muito quilómetros percorridos, muitos desafios superados… mas acima de tudo com muita gratidão no meu coração. Hoje é o dia em que eu me despeço do Atletismo de Alta Competição», escreveu a atleta, no dia em que comemora 39 anos.

Campeã nacional 35 vezes e atleta internacional em 42 ocasiões, a atleta que iniciou o percurso no Núcleo de Atletismo de Roriz teve passagens por or FC Porto, Grupo Desportivo do Estreito, Maratona, Sporting e Grupo Desportivo Feirense. Termina agora a carreira no momento em que revelou também que vai ser mãe pela segunda vez.

A atleta inicou-se como meio-fundista - a primeira participação olímpica foi nos 3.000 metros obstáculos, em Pequim 2008 -, mas foi nas provas de fundo que se destacou mais. Em Londres 2012 participou nas provas de 5.000 e 10.000 metros, sendo que as duas participações olímpicas seguintes foram na maratona, no Rio 2016 e Tóquio 2020.

Nos Europeus de Turim, Itália, em 2009, obteve a primeira medalha como absoluta nos 3.000 metros pista coberta e, em 2010, foi medalha de prata nos Campeonatos da Europa de Barcelona, nos 5.000 metros ao ar livre.Repetiu a conquista da medalha em 2012, nos Europeus de Helsínquia, e em 2013 foi pela primeira vez campeã da Europa nos 3.000 metros em pista coberta, em Gotemburgo.

Em 2016, foi campeã da Europa individual e coletiva na meia-maratona, nos Europeus de Amesterdão, e estreou-se na Maratona de Nova Iorque em 2014, um ano depois de ter sido mãe, alcançando o terceiro lugar. No ano seguinte, em 2015, novamente na Maratona de Nova Iorque, foi quarta classificada.

De referir que Sara Moreira integra a candidatura à presidencia da Federação Portuguesa de Atletismo pelo Movimento de Mudança, encabeçada por Domingos Castro, como candidata a vice-presidente.