Ciclismo Aniversariante vence primeira chegada em altitude na Volta aos Emirados
No dia em que completou 25 anos, o colombiano Einer Rubio (Movistar) venceu isolado a 3.ª etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, com vantagem de 14 segundos para Remco Evenepoel (Soudal), que conquistou a liderança da competição do Médio Oriente.
Apontada como primeiro teste aos candidatos à geral, a tirada, entre Umbrela Beach Al Fujairah e Jebel Jais na distância de 185 km, tinha na subida final com 21 km a principal dificuldade, atacada por um grupo de cerca de 40 corredores, que foi perdendo unidades à medida que a estrada se tornava mais inclinada.
Do quarteto de fugitivos composto por Plankaert (Alpecin), Lucca, Magli (Green Project) e Lazkano (Movistar), o espanhol foi o último a render-se a 14 km da meta já em plena ascensão. O ataque de Einer Rubio a 10 km da meta permitiu que o ciclista natural de Chíquiza ganhasse terreno suficiente para vencer e conseguir a primeira vitória no World Tour.
«Foi incrível a minha primeira vitória profissional. Nos últimos anos passei por coisas que me prejudicaram, agora estou em grande forma. A equipa foi fenomenal na subida, trouxe-me com um rei, quando cheguei às primeiras rampas sentia-me com forças para atacar. Nos últimos quilómetros tinha alguma incerteza porque o pelotão aumentou o ritmo na perseguição. Para mim é algo especial na minha carreira desportiva, dedico a vitória à minha família e à Colômbia, foi uma prenda magnifica no dia do meu aniversário», afirmou Einer Rubio, que há alguns anos teve que emigrar com a sua família para Bogotá devido às secas na região que arruinaram a agricultura.
Com a bonificação conseguida com o segundo lugar na etapa, Remco Evenepoel conquistou a camisola vermelha de líder, com a diferença de 7 segundos para Luke Plapp (Ineos) e 11 segundos para Pello Bilbao (Bahrain) que completam o pódio.
Na 5.ª feira corre-se a 4.ª etapa entre Al Shindagha e Muelle Dubai na extensão de 174 km, que apresenta um percurso plano para velocistas.
CLASSIFICAÇÕES:
3.ª ETAPA: 1.º Einer Rubio (Col/Movistar) 4.51,24 h à média de 38,092 km/h; 2.º Remco Evenepoel (Bel/Soudal) a 14 s; 3.º Adam Yates (Gbr/Emirates) a 15 s; 4.º Alexey Lutsenko (Kaz/Astana) mt; 5.º Luke Plapp (Aus/Ineos) mt.
GERAL: 1.º Remco Evenepoel (Bel/Soudal) 8.27,22 h; 2.º Luke Plapp (Aus/Ineos) a 7 s 3.º Pello Bilbao (Esp/Bahrain) a 11 s; 4.º Stefan De Bod (Rsa/EF Education) a 1,01 m; 5.º Wout Poels (Ned/Bahrain) a 1,04 m.