Abandonos na Volta à Suíça após morte de Gino Mader

Ciclismo Abandonos na Volta à Suíça após morte de Gino Mader

CICLISMO17.06.202314:44

Depois do trágico acidente de Gino Mader, a Bahrain-Victorious, Tudor Cycling e Intermarché-Circus-Wanty, abandonaram a Volta à Suíça e não alinharam à partida de 7.ª etapa entre Tubach e Weinfelden na distância de 183,5 km. Após a organização consultar as equipas, ciclistas e a família de Gino Mader, foi decidido prosseguir a Volta à Suíça; «Após estas consultas a Volta à Suíça continua e vamos tentar que as duas ultimas etapa decorram em ambiente apropriado», afirmou o diretor da corrida Olivier Senn.

Depois da Bahrain-Victorious ter anunciada a sua desistência na sexta-feira à noite, também a Intermarché-Circus-Wanty de Rui Costa, anunciou na manhã de sábado que não iria começar: «Após cuidadosa consideração e discussão com os ciclistas e a equipa, a Intermarché decidiu não continuar a competir na Volta à Suíça. Nestas circunstâncias difíceis, sentimos que é a maneira humana de respeitar os sentimentos dos nossos ciclistas e respeitar o Gino», lê-se num comunicado enviado à comunicação social.

A Q36.5, através do diretor desportivo, Douglas Ryder, fez saber que a equipa continua em prova; «Estamos arrasados com a perda de Gino. Ele era uma pessoa excecional que tivemos a sorte de conhecer e faleceu dolorosamente. Como equipa suíça, tomámos a decisão de continuar a corrida em memória de Gino Mader. Ele amava o ciclismo e a Suíça, e queremos correr para homenageá-lo e à sua corrida em casa».

A organização na etapa de hoje, decidiu tirar os tempos reais a 25 km da chegada, para evitar problemas na descida de Ottenberg em direção à meta, as quatro contagens de montanha não sofrem alterações. Alinharam à partida 113 ciclistas, com Wout Van Aert (Jumbo-Visma a afirmar antes da saída; «Cabe a cada individuo decidir se emocionalmente está pronto para correr. Só durante a etapa iremos ver se realmente o percurso sofre ou não alterações«, referindo-se à descida que já não vai contar para os tempos da etapa e da geral.