A (re)Volta a Portugal de 1974
Volta a Portugal em bicicleta. Agosto de 1974. Ciclista do FC Porto durante uma das etapas

FOTOGRAFIAS COM HISTÓRIA A (re)Volta a Portugal de 1974

CICLISMO18.04.202409:00

A 37.ª edição da Volta a Portugal começou exatamente 100 dias após o 25 de abril, na etapa do velhinho Estádio das Antas

Neste abril, às terças e quintas, A BOLA celebra os 50 anos de Liberdade oferecendo-lhe uma fotografia icónica. Esta é a foto e a história de hoje.

Em 1974, foi já com o Estado Novo abolido que se deu início a uma das provas desportivas mais emblemáticas do nosso país. Em agosto, quando o calendário assinalava exatamente 100 dias desde a Revolução dos Cravos, eis que iniciou a Volta a Portugal em bicicleta.

A 37.ª edição da icónica competição trouxe consigo outro ar, mais solto, mais feliz, mais livre. Ao fim de contas, respirava-se liberdade, enfim.

Foi no velhinho Estádio das Antas, no dia 3, que os 67 ciclistas, distribuídos por 9 equipas, iniciaram um exaustivo percurso, que viria a culminar, no dia 18, na etapa Autodril (Autódromo do Estoril) – Estádio de Alvalade (Lisboa).

Na primeira edição em liberdade, seria o lendário Fernando Mendes, na altura a vestir as cores do Benfica, a sagrar-se o grande vencedor da Volta, curiosamente com o restante pódio a ser composto por atletas encarnados (Dinis Silva e António Martins).

Na FOTOGRAFIA COM HISTÓRIA desta quinta-feira, A BOLA mostra um momento de concentração de um ciclista do FC Porto, galopando a todo o gás na dianteira de dois (antigos) carros de apoio.

Já havia caído a ditadura quando o emblema azul e branco festejou cinco vitórias na Volta: nas etapas Porto-Lousada (Custódio Gomes Pinho), Lousada-Vidago (Albino Costa), Pedras Salgadas-Porto (Manuel da Silva), Estádio das Antas (Joaquim Andrade) e Guarda-Manteigas (Manuel da Silva), saíram com a camisola amarela ciclistas dos dragões.