Atletismo 20 km marcha: Ana Cabecinha dá bronze a Portugal; João Vieira 10.º
A veterana marchadora portuguesa Ana Cabecinha, de 39 anos, conquistou este domingo para Portugal uma medalha de bronze, ao terminar na terceira posição a prova dos 20 km marcha por equipas, durante a Taça da Europa de Seleções, a decorrer em Podebrady (Rep. Checa), na mesma distância em que o também experientíssimo João Vieira conseguiu o décimo lugar na classificação geral individual final da prova masculina na mesma distância.
Recordista nacional da distância – com 1h27m46s, mas há 15 anos, nos Jogos Olímpicos de Pequim-209 - Ana Cabecinha, atleta do Pechão, andou sempre até aos metros finais no grupo da frente, concluiu a prova na terceira posição neste dia, em 1h29m35s.
A vencedora foi a grega Antigoni Ntrismpioti, com menos 18 segundos (1h29m17s), enquanto a prata foi para a italiana Antonella Palmisano, com mais dois segundos do que a nova campeã europeia (1h29m19s).
«Não esperava terminar com este resultado, subir ao pódio, mas desfrutei ao máximo da prova. Foi a minha última presença na Taça da Europa [de Seleções]. Estou muito satisfeita por acabar assim, no pódio, com um terceiro lugar», afirmou no final a marchadora lusa… que ainda quer ir a Paris-2024. Ficou, apenas, a deceção relativa de ter falhado os 'mínimos' para os Campeonatos do Mundo, que irão decorrer em Budapeste (Hungria) por... 15 segundos.
Além de Ana Cabecinha, compuseram a equipa de Portugal as atletas Vitória Oliveira, que terminou na 19.ª posição, Carolina Costa (24.ª classificada no final) e Inês Mendes, que concluiu os 20 km marcha no 25.º lugar final individual.
Por equipas, Portugal classificou-se na quinta posição, ‘ex aequo’ com a Grécia: a vitória coletiva foi para a Itália, com a prata para a Ucrânia e o bronze para a França, cabendo a quarta posição por equipas à Espanha.
Já na prova masculina dos 20 km marcha, João Vieira terminou na décima posição, em 1h22m08s, enquanto Rui Coelho foi 36, ao concluir a distância com o tempo de 1h32m09s: o título europeu foi para o italiano Francesco Fortunato (1h18m51s).