Zalazar: Todos os pormenores do negócio!

SC Braga Zalazar: Todos os pormenores do negócio!

NACIONAL14.07.202300:13

Ao fim de duas semanas de intensas negociações com o Schalke, o SC Braga conseguiu fechar a contratação de Rodrigo Zalazar por cinco milhões de euros. O criativo chegou hoje mesmo a Portugal para os exames médicos e deve hoje assinar com os guerreiros por cinco épocas, ficando protegido por uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.


Os números que envolvem a transferência são gigantescos para a dimensão dos arsenalistas e espelham um pouco as dificuldades sentidas durante o processo negocial com o conjunto alemão. Inicialmente os guerreiros colocaram em cima da mesa proposta de 3,5 milhões de euros que foi rejeitada de pronto pelo Schalke, mas ao mesmo tempo garantiram Zalazar como aliado no processo, uma vez que o criativo uruguaio assumiu a vontade de vestir a camisola arsenalista desde o início de todo o processo.


Com a garantia da palavra do jogador, o SC Braga deu impulso aos contactos com o Schakle mas o impasse prolongou-se por duas semanas e entretanto outros clubes de nomeada entraram na jogada, nomeadamente o Santos e o Anderlecht. A presença de tão forte concorrência fez oscilar o negócio, mas apesar das ofertas em paralelo o criativo não voltou com a decisão atrás e manteve o SC Braga como destino favorito.


Atraído pela potencial presença dos guerreiros na Champions e seduzido pelo projeto desportivo que lhe foi apresentado, o jogador mediu também a estabilidade familiar que a vida em Portugal lhe oferece - foi pai há sensivelmente seis meses - e não deixou de olhar ainda para a proximidade com Espanha, onde tem laços familiares.


Nova ordem no meio-campo
O acordo financeiro com os alemães foi alcançado nos últimos dois dias e António Salvador envolveu-se pessoalmente no processo, acompanhando de perto a fase final das negociações tal como acontecera relativamente aos contactos com o Fenerbahçe para a aquisição de Bruma.


Com a contratação de Rodrigo Zalazar, cujo passe  será a cem por cento dos guerreiros,  o SC Braga fecha um dossier que apresentou alguns percalços pelo caminho face à argumentação do  Schalke, nomeadamente em termos financeiros, e garante jogador que na última época deu brilho à Bundesliga e viu o seu trabalho recompensado com a chamado de Marcelo Bielsa aos trabalhos da seleção principal do Uruguai.


A chegada do ex jogador do Schalke a Braga impõe certamente um novo ordenamento no meio-campo dos guerreiros e o criativo tem potencial para se impor como organizador de jogo. Aparentemente, o internacional uruguaio está vocacionado para pisar os terrenos de André Horta ou Pizzi, por exemplo, mas Ricardo Horta também desempenhou as funções de número 10 dos guerreiros na última época, jogando no apoio mais direto a Abel Ruiz.  Seja como for, Artur Jorge vê alargado o leque de soluções em zona crucial e fica com alternativas para todos os gostos e até talvez em excesso...