Yaremchuk devolve esperança à Ucrânia (crónica)
Yaremchuk entrou na segunda parte e foi decisivo (IMAGO)
Foto: IMAGO

ESLOVÁQUIA-UCRÂNIA, 1-2 Yaremchuk devolve esperança à Ucrânia (crónica)

Num jogo com o guarda-redes Trubin a titular, o avançado ex-Benfica entrou e operou a reviravolta no marcador, garantindo a primeira vitória da seleção na prova, frente à Eslováquia

A Ucrânia, com o benfiquista Trubin a titular, esteve a perder, mas venceu esta sexta-feira a Eslováquia (com o boavisteiro Bozeník no onze), na 2.ª jornada do Grupo E do Euro 2024. Vestiu o papel de herói Yaremchuk, avançado ex-Benfica que foi lançado na segunda parte e operou a reviravolta aos 80’.

O guarda-redes do Benfica fez a estreia no Euro 2024, rendendo Lunin, compatriota do Real Madrid, entre os postes, e cedo mostrou serviço, com boas intervenções a secar Haraslín (10’), Schranz (11’) e Hancko (17’), não resistindo, contudo, a nova investida de Schranz. O avançado eslovaco, herói frente à Bélgica (1-0), escapou à marcação de Zinchenko e cabeceou ao segundo poste para o fundo da baliza (17’).

Os ucranianos reagiram, mas a melhor ocasião esbarrou no poste direito (Tymchyk, aos 34’), antes de Zinchenko ser travado por Dúbravka na conversão de um livre (43’). Antes do intervalo, no entanto, novo aviso da Eslováquia, à atenção de Trubin, eficaz (44’).

Em desvantagem, a seleção de Leste veio do intervalo focada no empate, que chegaria após uma perda de bola da Eslováquia, contra-ataque finalizado por Shaparenko, penálti em movimento aos 54’.

A reviravolta ucraniana pairou, com um remate de Mudryk ao poste (74’) e concretizou-se pelo pé direito de Yaremchuk. O antigo avançado do Benfica entrou aos 67’ e operou a cambalhota no marcador aos 80’, assistido por Shaparenko.

Após derrota na ronda 1, a seleção ucraniana alimenta esperanças de seguir para os oitavos da prova.