V. Guimarães vence Rio Ave e 'apanha' o SC Braga
Foto: Hugo Delgado/LUSA

V. Guimarães vence Rio Ave e 'apanha' o SC Braga

NACIONAL23.12.202317:40

Vimaranenses superam o conjunto vilacondense graças a um golo de penálti de Tiago Silva aos 63 minutos da partida da 15.ª jornada da Liga

Um golo de Tiago Silva, de penálti ao minuto 63 a castigar falta de Aderllan Santos sobre Ricardo Mangas, foi suficiente para o Vitória de Guimarães somar os três pontos na receção ao Rio Ave em jogo da 15.ª jornada da Liga.

Após uma primeira algo sonolenta e na qual a melhor oportunidade foi do Rio Ave, remate de Costinha ao poste da baliza de Bruno Varela, que travou a recarga de Boateng, a segunda foi bem mais interessante e novamente com os vilacondenses a ameaçarem, remate de Fábio Ronaldo para vistosa e eficaz defesa de Bruno Varela.

Porém, pouco depois da hora de jogo, chegou o lance que decidiu o encontro, falta na área de Aderllan Santos sobre Ricardo Mangas. Da marca dos 11 metros, Tiago Silva não perdoou, rematando para a direita de Jhonatan, que adivinhou o lado, mas não chegou à bola.

Até final o Rio Ave bem procurou chegar ao empate, teve um par de boas iniciativas, mas a defesa local nunca vacilou. O Vitória de Guimarães também ameaçou a baliza de Jhonatan, mas o resultado não sofrer qualquer alteração.

Após 15 jogos, o V. Guimarães está no 5.º lugar, com 19 pontos, e em igualdade pontual com o quarto classificado, o SC Braga (que tem menos um jogo), enquanto o Rio Ave está no 15.º posto, com 12 pontos.

Confira as principais jogadas em baixo:

90+7' - FINAL DA PARTIDA, vitória do Vitória de Guimarães por 1-0, golo de Tiago Silva aos 63 minutos de penált.

90+4' - Remate de Fábio Ronaldo com a bola a desviar num defesa vitoriano e a sair pela linha de fundo. Grande susto para os adeptos do V. Guimarães.

90' - A partida entra no período de compensação, sendo que o árbitro deu mais seis minutos.

85' - Substituições no Vitória de Guimarães, com as entradas de Dani Silva e Zé Carlos para os lugares de Tiago Silva e Handel.

83' - Canto para o Rio Ave com Boateng a rematar de cabeça e a levar a bola a passar por cima da barra da baliza de Bruno Varela.

79' - Mais uma mexida no Rio Ave, com a entrada de Hernâni para o lugar de Leonardo Ruiz.

76' - O jogo entrou nos 15 minutos finais com o Rio Ave à procura do empate e o Vitória a tentar suster o impeto vilacondense.

70' - Substituição no Rio Ave, com André Pereira a entrar para o lugar de Joca.

69' - Cartão amarelo para João Graça após falta sobre Jota Silva.

63' - GOOOOOOLO do Vitória de Guimarães!! Tiago Silva, da marca dos 11 metros, rematou rasteiro para a direita de Jhonatan, que adivinhou o lado, mas não chegou à bola.

61' - Lance esteve em análise pelo VAR, que ratificou a decisão!

60' - PENÁLTI para o V. Guimarães!! O árbitro considera que Aderllan Santos derrubou Mangas na área e não hesitou a apitar e apontar para a marca dos 11 metros. 

57' - O Rio Ave está mais afoito na segunda parte e já se aproximou um par de vezes da baliza de Bruno Varela.

53' - Dupla substituição do V. Guimarães, com Nuno Santos e André Silva a entrarem para os lugares de Nélson da Luz e Butzke, respetivamente.

47' - Quase o golo do Rio Ave: remate de Fábio Ronaldo para vistosa defesa de Bruno Varela.

Começa a segunda oarte em Guimarães e com uma alteração no Rio Ave: saiu Amine e entrou Vítor Gomes.

INTERVALO EM GUIMARÃES

Nulo em Guimarães entre o Vitória e o Rio Ave, resultado que se aceita face ao equílibrio verificado, embora a melhor oportunidade tenha pertencido aos vilacondenses, remate de Costinha ao poste da baliza de Bruno Varela ao minuto 34.

45' - Aproxima-se o intervalo em Guimarâes. Vai jogar-se mais um minuto de compensação.

34' - Grande oportunidade de golo, a melhor do encontro até ao momento, e para o Rio Ave: Costinha escapa pela direita e mesmo apertado por um defesa, passa por Bruno Varela e de ângulo apertado remata ao poste. Na recarga, Boateng acerta em cheio no guarda-redes.

30' - Mais um cartão amarelo, agora para Borevkovic por travar saída perigosa do Rio Ave por intermédio de Fábio Ronaldo. 2-1 para os locais em cartões amarelos!

26' - Segundo cartão amarelo no jogo, agora para Miguel Nóbrega, defesa do Rio Ave que travou Jota Silva à margem da lei. Até nos cartões há empate!

20' - Primeiro cartão amarelo do jogo, para Tomás Ribeiro, defesa do Vitória de Guimarães.

19' - Remate à entrada da área de Tiago Silva a levar a bola a passar não muito distante do poste direito da baliza de Jhonatan.

12' - Primeiro remate a uma das balizas, no caso a do Rio Ave: livre na esquerda do ataque do Vitória cobrado por Tiago Silva e golpe de cabeça de Jota Silva à figura de Jonathan

9' - O Rio Ave conseguiu equilibrar e também já surge nas imediações da baliza de Bruno Varela. Porém, até ao momento ainda não houve qualquer situação real de golo. 

4' - Entra mais pressionante o Vitória, mas o Rio Ave parece bem organizado no último reduto.

2' - Canto para o V. Guimarães que não resulta em oportunidade de golo.

ROLA A BOLA EM GUIMARÃES

Muito público presente do Estádio D. Afonso Henriques. O Rio Ave vai atuar todo de verde, enquanto o V. Guimarães com camisola branca e calções pretos.

As equipas já estão no relvado do palco do jogo entre Vitória Sport Clube e Rio Ave.

As equipas preparam-se para subir ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques.

AFalta menos de 10 minutos para o início do jogo. Está uma tarde de sol em Guimarães.

No último jogo no Estádio D. Afonso Henriques, o Vitória bateu o Sporting, por 3-2. Na última jornada, o conjunto vimaranense empatou a um golo no Estádio do Bessa frente ao Boavista.

Nas últimas três visitas a Guimarães para a Liga, o Rio Ave não perdeu: dois empates e uma vitória.

Mikel Villanueva (lesão muscular), João Mendes (queixas musculares), Telmo Arcanjo (a recuperar de cirurgia) e André André (síndrome gripal) não entram nas contas do treinador do Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco.

Onze do Vitória de Guimarães: Bruno Varela; Jorge Fernandes, Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tiago Silva, Handel e Mangas; Jota Silva, Butzke e Nelson da Luz.

Siplentes do Vitória: Charles, Miguel Maga, Afonso Freitas, Manu Silva, Zé Carlos, Nuno Santos, Dani Silva, André Silva e Alisson Safira

Onze do Rio Ave: Jhonatan; Josué, Aderllan Santos e Miguel Nóbrega; Costinha, João Graça, Amine e Fábio Ronaldo; Boateng, Ruiz e Joca.

Suplentes do Rio Ave: Magrão, André Pereira, Hernâni, Vítor Gomes, Nuno Namora, Ukra, Renato Pantalon, Bruno Ventura e Zé Manel

Vitória de Guimarães e Rio Ave dão, nesta tarde de sábado pelas 15.30 horas, o pontapé de saída da 15.ª jornada da Liga (também o Vizela-Moreirense começa 30 minutos depois das três da tarde deste sábado).

No 5.º lugar com 26 pontos, fruto de oito vitórias, dois empates e quatro derrotas, os vimaranenses não perdem na Liga desde 11 de novembro, desaire caseiro frente ao FC Porto por 1-2. Desde então, três vitórias, uma delas, a última em casa, frente ao Sporting, e um empate, na derradeira ronda, no Bessa frente ao Boavista a um golo.

Já o Rio Ave ocupa a 15.ª posição (a primeira acima da linha de água), com 12 pontos, consequência de duas vitórias, seis empates e igual número de derrotas. Mas, pese o lugar que ocupa, o conjunto vilacondense atravessa fase positiva: uma vitória e quatro empates (por sinal consecutivos) na Liga. Assim, a última derrota no campeonato data de 29 de outubro, 3-4 na receção ao Farense.

Nos últimos cinco jogos entre as duas equipas no Estádio D. Afonso Henriques a contar para o Campeonato, a balança está equilibrada: duas vitórias para o Vitória de Guimarães, dois triunfos para o Rio Ave e um empate.