Villas-Boas no Algarve: «Naquelas contas não há nada para aprovar»

Villas-Boas no Algarve: «Naquelas contas não há nada para aprovar»

NACIONAL28.03.202421:30

Candidato às eleições do FC Porto respondeu a Pinto da Costa e à comparação com Nuno Lobo; fala para perto de uma centena de portistas; presentes elementos das casas dos dragões de Olhão, Quarteira, Albufeira e Portimão

André Villas-Boas está em campanha no sul do País esta quinta-feira e antes de falar com os portistas do Algarve respondeu às questões dos jornalistas, acabando por responder às palavras de Pinto da Costa e à comparação que este fez entre Villas-Boas e Nuno Lobo.

O mês das eleições, qual é a grande diferença entre a sua candidatura e as outras?

Acho que cada candidatura está a apresentar as suas propostas, projetos e pessoas daqui até ao dia 27 de Abril. Portanto, nós vimos confirmada a nossa candidatura oficializada, que é um bom passo e um passo de orgulho. Portanto, estamos oficialmente na corrida para 27 de Abril. E agora, daqui a... eu, março, ainda vou estar mais dedicado às casas, pois até 27 de Abril anunciar as pessoas que estão relacionadas com a parte executiva e a direção desportiva.

Mas ao longo destes dias que têm andado pelo país também, e têm ouvido os sócios, quais são as grandes mudanças que o FC Porto precisa fazer?

Sobretudo, a continuidade da capacidade competitiva do clube é o mais importante. Portanto, um Futebol Clube do Porto encontrar -se com o título de campeão nacional é o mais importante. Este é, no fundo, o ADN do clube e é o que todos os sócios desejam. Depois, evidentemente, levantar o clube, levar o clube para a modernidade, a reestruturação financeira e a sustentabilidade do clube enquanto clube de associados. Portanto, há um sentido de pertença dos sócios que se foi afastando, que é preciso recuperar e é isso que temos vindo a sentir casa após casa e localidade após localidade.

 

Como é que viu? Muito apoio?

Sim, temos sentido muito apoio. É uma onda cada vez mais crescente. Portanto, seguimos confiantes. Evidentemente, é muito importante que as pessoas, no dia 27 de abril, apareçam para exercer o seu direito de voto e materializem esta mudança. Portanto, tem sido muito bom para nós sentir a força, a dinâmica das pessoas, as pessoas que nos apoiam, que nos dão força e coragem, para seguir este rumo até ao fim. Eu peço em retorno, a efetivação do voto para imprimirmos essa mudança.

O que é que é exigente mudar, já que fala em mudança?

Não, acabamos de referir aqui. Sobretudo, o FC Porto tem que ter a sua capacidade competitiva sempre intacta para lutar pelos títulos de campeão nacional, que é uma exigência do clube, tendo em conta também o seu legado e a sua história. Depois, há a sustentabilidade financeira do clube enquanto clube de associados. Portanto, são as questões mais prementes, orientar o clube para a modernidade, são tudo passos que...

Como é que viu as máquinas avançarem na Maia?

 Não tenho comentários, repare. Já a nossa candidatura apresentará o nosso conceito para o centro de alto rendimento no dia 2 de Abril em Lisboa, junto dos sócios portistas. Fizemos questão de passar no local onde vamos apresentar, portanto, haverá grande afluência dos portistas do Sul, tais como estes, que se veem cada vez mais afastados desse sentido de pertença com o seu clube. Portanto, para nós era um passo importante, é um passo de dimensão do Futebol Clube Porto enquanto melhor clube nacional e é importante tocarmos no coração de todos.

Vencendo, acha que tem depois margem de manobra para voltar atrás nesta decisão da Maia, por exemplo?

Vamos ver. Sobretudo o nosso conceito, apresentamos soluções, sempre tivemos montada esta opção relativamente a Gaia, iremos demonstrá -la aos sócios. Estamos confiantes que do ponto de vista logístico, operacional, custo, rapidez de obra, faz sentido. E depois a candidatura que ganhar terá a nossa disponibilidade também para que esta seja uma opção para os próprios.

Que comentário é que faz da afirmação de Pinto da Costa que diz que o Nuno Lobo manifestou portismo e responsabilidade na aprovação das contas, ao contrário do outro candidato?

Sim, nenhum. Naquelas contas não há nada para aprovar.

O que é que os sócios têm pedido e as pessoas para não terem passado pelas casas?

Volto a repetir -me, portanto, temos sentido a força dos associados, cada vez mais crescente, uma onda de apoio enorme. É claro que está no dia 27 de Abril, é importante que ela se torne em voto.

Sim, mas o que é que lhe têm pedido assim em particular? Alguma pedido em particular?

Não, sobretudo o que os adeptos querem é que o Futebol Clube Porto se mantenha vivo, forte, isto é um novo acordar para o Futebol Clube Porto. O Futebol Clube Porto nunca esteve a debate, nunca esteve aberto e agora está aberto para os seus associados, está vivo, está forte, há debate, há ideias, aconteça o que acontecer a 27 de Abril, este é um momento histórico para o Clube, portanto, prevê -se as eleições mais votadas de sempre na história do Clube e isso quer dizer que o Clube está vivo, está acordado e os associados também.

Se não vencer, não desiste do Futebol Clube Porto, na próxima eleição poderá estar de futebol outra vez?

Obrigado, eu já falei sobre isso, obrigado.