Benfica Vermelhão! - Os números da época no futebol e modalidades de pavilhão
Foi uma época para benfiquista recordar: além da conquista do título de campeão nacional de futebol, o Benfica foi o clube que mais conquistas obteve no futebol de formação e nas modalidades de pavilhão, em ambos os géneros. Foram, ao todo, 11 campeonatos e 28 troféus, uma boa dor de cabeça para a curadoria do Museu Cosme Damião.
Claro que uma temporada considerada vitoriosa só o é em caso de conquista do maior título de todos. Sem isso, tudo o resto tende a soar a prémio de consolação. Mas quando a cereja está garantida, o bolo torna-se mais delicioso para os adeptos quanto maior for o tamanho. Foi o caso.
À chegada do 38.º campeonato de futebol sénior, quatro anos depois da última vitória, os encarnados (ou melhor, as encarnadas) também ganharam no feminino, uma modalidade que vai ganhando cada vez mais adeptos em Portugal e no mundo.
Nova geração
No futebol de formação, dos três títulos nacionais o Benfica venceu dois (juvenis e iniciados), indiciando uma nova geração de qualidade a caminho, em contraste com o que se passou nos escalões acima - 4.º lugar no campeonato de juniores (Famalicão campeão), 5.º lugar nos sub-23 (E. Amadora campeão) e equipa B (terminou a Liga 2 em 15.º e correu o risco de descer de divisão), o que já levou a algumas mexidas no departamento de formação, no Seixal.
Elas dominam
Nas modalidades de pavilhão foram três títulos (basquetebol, voleibol e hóquei em patins) em cinco possíveis (escapou o andebol para o FC Porto e o futsal para o Sporting, numa final entre os dois rivais de Lisboa), mas mesmo naquelas em que não venceu o campeonato, conquistou troféus.
Já no feminino foi quase um passeio, o que confirma a forte aposta dos encarnados nos últimos anos. Desde o futsal ao hóquei em patins, foi um domínio quase absoluto. Das cinco modalidades de pavilhão o Benfica só não venceu no voleibol, campeonato que não foi para nenhum dos rivais. No resto, foram muitas taças erguidas. Nada mais nada menos que 13 troféus no futsal, andebol, basquetebol e hóquei em patins. Se somarmos ao futebol, foram 16 no total contra 12 em masculinos.