Vários 'portugueses' no duelo entre Cabo Verde e Angola (e ainda sem Bruno Varela)
Onze dos Palancas Negras que entrou em campo hoje frente a Cabo Verde. (Foto: Facebook Federação Angola de Futebol)

Vários 'portugueses' no duelo entre Cabo Verde e Angola (e ainda sem Bruno Varela)

NACIONAL16.11.202322:45

Foram 19 os jogadores que alinham ou já alinharam no futebol nacional que estiveram presentes no nulo entre as duas seleções, numa partida da zona africana de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026; guarda-redes do Vitória de Guimarães não foi utilizado devido a questões burocráticas e terá de esperar por nova oportunidade para poder estrear-se pelos Tubarões Azuis em jogos oficiais

As seleções de Cabo Verde e Angola defrontaram-se na noite desta quinta-feira, numa partida referente à 1.ª jornada do Grupo D da zona africana de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 e que terminou... como começou (0-0).

O Estádio Nacional de Cabo Verde foi o palco da partida, sendo que no tapete verde do recinto cabo-verdiano 'desfilaram' quase duas dezenas de jogadores que jogam ou já jogaram em Portugal.

Jogadores dos Tubarões Azuis a caminho do aquecimento para a partida com Angola. (Foto: Facebook Federação Cabo-verdiana de Futebol)

Na seleção de Cabo Verde, Vozinha (ex-Gil Vicente), João Paulo (ex-Feirense), Cuca (União de Leiria) e Bebé (ex-Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Rio Ave, Paços de Ferreira e Benfica) foram titulares, ao passo que Patrick (ex-Moreirense), João Correia (Chaves), Duk (ex-Benfica B) e Hélio Varela (Portimonense) foram suplentes utilizados. No banco de suplentes, ainda que não tenham sido lançados por Bubista, selecionador dos Tubarões Azuis, estiveram ainda Diney (ex-Marítimo e Estoril), Delmiro (ex-União da Madeira, Farense e Varzim), Márcio Rosa (Anadia), Dylan (Sintrense) e David Tavares (Torreense).

Já em representação da seleção de Angola, foram titulares Núrio (ex-SC Braga), Buatu (ex-Rio Ave e Aves), Loide Augusto (ex-Sporting sub-23, Farense e Mafra), Kialonda Gaspar e Manuel Keliano (ambos do Estrela da Amadora), Show (ex-B SAD e Boavista) e Fredy (ex-B SAD). Durante o desafio, Pedro Gonçalves, selecionador dos Palancas Negras, lançou ainda Chico Banza (ex-Leixões e Marítimo), Inácio Miguel (ex-SC Braga B e Mafra), Milson (ex-Marítimo) e Bruno Paz (ex-Sporting B e Farense). Ainda no leque das opções dos angolanos estavam Domingos Andrade (Felgueiras), Mário Balbúrdia (Mafra) e Kadú (Oliveira do Hospital), mas nenhum deles somou qualquer minuto nesta partida.

Bruno Varela aguarda estreia oficial por Cabo Verde

Ainda não foi desta que Bruno Varela fez a sua estreia oficial com a camisola de Cabo Verde.

Depois de, no passado dia 12 de outubro, ter representado os Tubarões Azuis num encontro particular frente à Argélia (1-5), Bruno Varela voltou a constar da lista dos eleitos de Bubista para a receção à congénere angolana, mas problemas burocráticos afastaram o guarda-redes do Vitória de Guimarães deste jogo.

Os dirigentes da Federação de Cabo Verde continuam a aguarda pela autorização da FIFA para que Bruno Varela possa jogar em compromissos oficiais, algo que, esperam os responsáveis dos Tubarões Azuis, poderá acontecer nos próximos dias, ainda a tempo do antigo internacional jovem português estar finalmente 'apto' para o duelo com Essuatíni, referente à 2.ª jornada do Grupo D da fase de qualificação africana para o Campeonato do Mundo de 2026, que vai ser jogado nos Estados Unidos, no Canadá e no México.