FIFA: programa ‘Futebol para as Escolas’ ajuda crianças de Cabo Verde
A FIFA esteve presente em Cabo Verde (Imagem: FIFA)

FIFA: programa ‘Futebol para as Escolas’ ajuda crianças de Cabo Verde

INTERNACIONAL09.11.202321:16

A organização esteve no país entre 5 e 7 de novembro com o objetivo de integrar atividades futebolísticas nos percursos escolares das crianças

O programa Futebol para as Escolas, desenvolvido pela FIFA, fez uma paragem em Cabo Verde com o objetivo de promover a prática do futebol nas crianças do país, ajudando-as na sua educação e desenvolvimento escolar e social.

Em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e com o Ministério da Educação (ME) de Cabo Verde, 36 instrutores do país concentraram-se na capital Praia para aprenderem os objetivos e a metodologia de ensino do programa, para depois porem-nos em prática.

O principal objetivo desta missão, segundo a FIFA, é «tornar a prática do futebol mais acessível para as crianças ao integrar atividades futebolísticas no sistema de educação». 

Melvin Mendy, principal coordenador do programa, explicou a importância deste: «Ao comprometerem-se desta forma para o futebol e para a educação, a FCF e o ME estão agora na melhor posição para aproveitarem o poder do futebol como catalisador da mudança do progresso social.»

A expectativa é que agora os 36 instrutores que estudaram o programa o implementem em todo o país, como disse o coordenador local do projeto, José Gomes: «O programa vai unir todo o Cabo Verde, envolvendo e aproximando todas as ilhas do país. Através do futebol, podemos educar os nossos futuros cidadãos.»

‘Futebol para as Escolas’ começou em 2019 e já esteve em 101 países

O programa Futebol para as Escolas foi lançado pela FIFA em 2019, em parceira com a UNESCO, e tem o objetivo de fazer do futebol um desporto mais acessível para as crianças, integrando-o em atividades escolares através de parcerias com os responsáveis pela educação de cada país.

No mês passado, após a visita ao Burundi, o programa chegou à sua centésima localização, sendo Cabo Verde o centésimo-primeiro país a acolher o programa

O grande objetivo da FIFA com este programa é melhorar e influenciar o sistema de educação de 700 milhões de crianças. 

A organização paga ainda 50 mil dólares à associação nacional de futebol de cada país que acolher o programa. 

As próximas paragens do Futebol para as Escolas serão a Etiópia, as Filipinas e depois as Ilhas Fiji.