Varandas adia viagem para apresentar Rui Borges: os últimos desenvolvimentos

NACIONAL25.12.202419:05

Apresenta-se esta quinta-feira ao trabalho, conhece os jogadores e todo o staff e orienta o treino. Frederico Varandas adia viagem para o Dubai, onde os leões estarão representados no Globe Soccer Awards para estar com o novo técnico

Acordo fechado. Rui Borges começa a trabalhar no Sporting esta quinta-feira. Tal como A BOLA noticiou em primeira mão na tarde de dia 23, o treinador deixa Guimarães e muda-se para Alvalade. O desejado aperto de mão entre as partes envolvidas ocorreu esta quarta-feira, e esta quinta-feira, por fim, abre-se um novo ciclo no leão. Rui Borges vai apresentar-se bem cedo ao trabalho, de forma a conhecer os cantos da nova casa, será apresentado ao staff e a apresentação (em hora e local ainda por confirmar pelos leões) deve ocorrer antes do arranque dos trabalhos, da parte da tarde.

Será então o primeiro contacto do novo técnico com os jogadores que regressam após três dias de folgas natalícias. Com o foco apontado, claro está, ao escaldante dérbi do próximo domingo, diante do rival Benfica. Uma estreia de máxima exigência para o qual Rui Borges começará a trabalhar no imediato. À partida, até porque o espaço temporal é muito curto, o técnico não deverá promover muitas alterações na equipa. Sobretudo nas questões táticas. A primeira tarefa, essa, será a de recuperar os indíces anímicos de uma equipa que perdeu a liderança na última jornada.

Rui Borges no Vitória de Guimarães - Foto: Imago

CONTRATO ATÉ 2027

Os pormenores do novo contrato estão também já acertados. Rui Borges assinará um vínculo de duas épocas e meia (até 2027) e os leões terão de pagar a cláusula de €4 milhões ao Vitória de Guimarães que, por sua vez, terá de dividir este valor com o Moreirense numa permissa acertada aquando da mudança do técnico de Moreira de Cónegos para Guimarães. O clube vimaranense, de resto, ainda tentou esticar a corda pedindo um valor extra de mais um €1 milhão (para compensar a saída no imediato e dos restantes elementos da equipa técnica), mas essa pequena divergência acabou por ser ultrapassada nas últimas horas.

Assim, com dos dados todos na mesa devidamente acertados, a luz verde para a desejada mudança. Mais uma num espaço de mês e meio em Alvalade. Rui Borges é o senhor que se segue e será ele o rosto de toda a esperança na conquista do bicampeonato.

O diretor desportivo Hugo Viana e o presidente Frederico Varandas foram quem liderou processo de substituição de João Pereira (A BOLA)

FREDERICO VARANDAS ADIA VIAGEM

A chegada de Rui Borges alterou os planos dos responsáveis leoninos. O Sporting está nomeado para receber prémios na 15.ª gala do Globe Soccer Awards, esta sexta-feira, no Dubai, e a contratação relâmpago de Rui Borges obrigou Frederico Varandas e Hugo Viana a alterarem os planos que tinham de viajar para o Dubai na tarde do dia de Natal. Uma vez que ambos querem apresentar Rui Borges antes de iniciar funções no Sporting, a viagem para o Dubai foi adiada, após a apresentação.

O Sporting está nomeado para melhor clube, numa lista com o campeão europeu Real Madrid, Manchester City, Bayer Leverkusen, Al Ain. Atalanta e Olympiakos. Já Hugo Viana está nomeado para melhor diretor desportivo do ano, enquanto Gyokeres concorre na categoria de melhor jogador, juntamente com Cristiano Ronaldo, Vitinha (PSG), Rodri (Manchester City), Messi (Inter Miami), Vinícius Júnior (Real Madrid), Mbappé (Real Madrid) e Lamine Yamal (Barcelona). O sueco não vai marcar presença na gala, pois regressa da Suécia esta quinta-feira, mas com direção a Lisboa, para iniciar a preparação tendo em vista o dérbi, sob o comando técnico do novo treinador Rui Borges.