V. Guimarães: esquecer 1.ª volta com histórico favorável
Vimaranenses nunca perderam com o Moreirense, em casa, para a Liga; primeira derrota de Álvaro Pacheco no castelo ocorreu no dérbi da cidade; duelo ganha intensidade com as lutas posicionais
Vem aí dérbi da cidade de Guimarães, com o Vitória a receber o Moreirense no Estádio D. Afonso Henriques, este sábado, às 15.30 horas, em jogo da 27.ª jornada da Liga. Um duelo que coloca frente-a-frente o quinto (V. Guimarães) e o sexto classificados (Moreirense) do campeonato, sendo um facto que apimenta ainda mais este confronto.
Os conquistadores têm uma vantagem de oito pontos e, aumentando-a para onze, praticamente garantem posição no top-5 da classificação no final da temporada.
A seu favor, os vimaranenses têm o histórico caseiro frente ao rival, pois nunca perderam com os homens de Moreira de Cónegos para o Campeonato Nacional. Aliás, as únicas duas derrotas na condição de visitado ocorreram na Taça de Portugal e em épocas consecutivas - 1998/99, na 4.ª eliminatória, por 2-3; 1999/00, nos quartos-de-final, por 0-1.
A jogar perante o seu público, o Vitória de Guimarães permitiu três empates para a Liga, sendo que conseguiu uma série de seis triunfos consecutivos - da temporada 2012/13 a 2018/19.
Na época passada, não houve dérbi, pois o Moreirense estava na Liga 2, mas os conquistadores vêm de duas vitórias seguidas no seu reduto.
Voltando atrás, até à 1.ª volta do campeonato, o Moreirense foi uma das poucas equipas (seis) que conseguiram derrotar o Vitória. Também impôs o primeiro desaire de Álvaro Pacheco no comando técnico dos vimaranenses.
O treinador de 52 anos assumiu a equipa na jornada 8 e somou logo três triunfos consecutivos, mas no dérbi em Moreira de Cónegos, na 10.ª ronda, foi travado, perdendo por 0-1.
No que diz respeito ao registo do técnico, este infortúnio foi o primeiro de apenas quatro. Para além de Moreirense, também FC Porto, Gil Vicente e Casa Pia venceram a equipa de Álvaro Pacheco.
Para o confronto deste sábado, uma coisa é certa, o médio André é ausência garantida, pois vai cumprir um jogo de suspensão - acumulção de amarelos.
Já Jorge Fernandes também dificilmente recupera a tempo de ser opção para o treinador dos vimaranenses e a principal dúvida prende-se com o guarda-redes. Bruno Varela que está totalmente recuperado deve voltar a ser titular no campeonato.