V. Guimarães em busca de recorde pontual na Liga
Álvaro Pacheco assumiu responsabilidades pela pesada derrota com o Flamengo (Foto: Hugo Delgado/LUSA)

V. Guimarães em busca de recorde pontual na Liga

NACIONAL02.05.202416:26

Vitória em Vila do Conde permite à turma de Álvaro Pacheco superar a marca dos 62 pontos, atingida pelas equipas de 1995/96 e 2016/17

Um eventual triunfo do Vitória de Guimarães, este sábado, na casa do Rio Ave, fará dos comandados de Álvaro Pacheco os detentores do recorde de pontos obtidos numa edição do campeonato pelos vimaranenses.

Com 60 pontos amealhados ao fim de 31 jornadas da Liga, os vitorianos estão a apenas dois de igualarem o registo máximo pontual obtido pelo emblema da cidade berço, curiosamente alcançado em duas temporadas distintas.

Em 1995/96, os vimaranenses somaram 62 pontos, terminando o campeonato no quinto posto, atrás de Boavista, Sporting, Benfica e FC Porto.

Curiosamente, nesse esse ano passaram três treinadores pelo banco do Vitória, à semelhança da presente temporada. Foram eles Vítor Oliveira, Jaime Pacheco e Manuel Machado. O goleador Edinho, com 16 remates certeiros, liderava o ataque, numa equipa que contemplava nomes como Neno, Vítor Paneira ou Zlatko Zahovic.

Jaime Pacheco orientou o V. Guimarães em 1995/96 (ASF/PRESS PHOTO AGENCY/Paulo + Duarte)

Foi preciso esperar 21 anos para ver o emblema vitoriano igualar o registo dessa equipa. Sob o comando de Pedro Martins, os vimaranenses terminaram a Liga na quarta posição, com mais oito pontos que os rivais SC Braga e menos oito que o Sporting, terceiro classficado.

O conjunto dessa temporada tinha no plantel jogadores marcantes no futebol português, como são exemplo Moreno, Raphinha, Moussa Marega ou Tiquinho Soares.

Raphinha cumpiu três épocas no castelo antes de rumar ao Sporting (Foto: Vitor Garcez)

Curiosamente, as duas temporadas mais profícuas em termos pontuais na história do clube não se traduzem nas melhores classificações. O melhor que o Vitória de Guimarães já alcançou no principal escalão do futebol nacional foi o terceiro lugar, e logo por quatro ocasiões: 1968/69, 1986/87, 1997/98 e 2007/08

Esta época, ainda pode terminar no terceiro posto, encontrando-se a dois pontos do SC Braga (4.º) e três do FC Porto (3.º), com nove pontos ainda por disputar.

Após a visita a Vila do Conde, recorde-se, há dérbi minhoto, no D. Afonso Henriques, que pode ser crucial nas conta da luta por um lugar no pódio, sendo que os arsenalistas ainda defrontam, depois, os dragões, na derradeira jornada.