V. Guimarães é o clube que mais utiliza jogadores portugueses na Liga
(IMAGO / Maciej Rogowski)

V. Guimarães é o clube que mais utiliza jogadores portugueses na Liga

NACIONAL27.03.202419:14

Estudo feito pelo Sindicato dos Jogadores revelou ainda que os atletas estrangeiros estão em maioria no principal escalão do futebol português

O Sindicato dos Jogadores divulgou, esta quarta-feira, um estudo relativo aos futebolistas utilizados na primeira volta da presente temporada da Liga e da Liga 2.

Os dados apresentados demonstram que há uma maioria de jogadores estrangeiros no primeiro escalão do futebol nacional, ao contrário do que acontece na segunda divisão. Na principal Liga do futebol português foram utilizados, em média, 283 jogadores por jornada, dos quais 161 estrangeiros (57%) e 122 portugueses (43%). Já na Liga 2, foram utilizados em média 282 jogadores por jornada, 152 dos quais portugueses (54%) e 130 estrangeiros (46%).

No que diz respeito a faixas etárias, a maioria dos jogadores utilizados na Liga tem entre 24 e 28 anos (42%), seguidos pelos jogadores com menos de 23 anos (36%) e pelos futebolistas com mais de 29 anos (22%). No segundo escalão, a faixa etária mais representada é a inferior a 23 anos (41%), seguida pelos jogadores entre 24 e 28 anos (36%) e depois os futebolistas com mais de 29 anos (23%).

Numa análise mais detalhada dos clubes, o Sindicato dos Jogadores concluiu que a equipa com a maior média de portugueses é o V. Guimarães, com cerca de 12 atletas lusos por jornada. No polo oposto está o Arouca, que é a formação com mais estrangeiros: 13 por jornada. Apenas três equipas tem uma média de portugueses superior à de estrangeiros na primeira volta do campeonato: V. Guimarães, Rio Ave e Chaves.

Já na Liga 2, o Penafiel é a equipa mais portuguesa, com 14 jogadores por jornada. O Torreense é, por sua vez, a formação mais estrangeira, com uma média de 11 jogadores. Além do Penafiel, o FC Porto B, o Belenenses, o Benfica B, a UD Leiria, o Lank Vilaverdense, o Feirense, o Tondela e o Paços de Ferreira utilizaram maioritariamente jogadores portugueses.