Tudo o que disse Sérgio Conceição após a passagem à final da Taça
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto (foto: HELENA VALENTE/ASF)

Tudo o que disse Sérgio Conceição após a passagem à final da Taça

NACIONAL18.04.202400:20

FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 3-1 (4-1 na eliminatória) e vai defrontar o Sporting no Jamor

Chega mais uma vez à final da taça de Portugal, numa altura em que o FC Porto já não pode ser campeão. Esta conquista dá-lhe ânimo? Como leu o jogo?

— Nenhuma estatística dá ânimo. O que dá ânimo é a forma como trabalhamos no Olival. Para festejar, é quando ganharmos a Taça, se a ganharmos, se formos competentes. Sobre o jogo, o Vitória de Guimarães a primeira vez que vai à baliza, faz golo. Fizemos um jogo consciente do que tínhamos que fazer para provocar o adversário. Estivemos muito bem nos diferentes momentos do jogo. Fizemos três golos, mas podíamos ter feito mais. Um jogo muito competente, até a nível emocional.

— Como viu a entrada de Romário Baró e que influência teve no jogo?

— Vocês não veem o nosso dia-a-dia. O Romário Baró foi hoje aquilo que é como jogador. A definição de passe para o Pepê, e noutras ações positivas que teve no jogo. Sempre que estive aqui, quis começar a época com o Romário, porque acredito naquilo que é o seu potencial.

Galeno chorou no banco ao ser substituído, depois de ter falhado alguns lances. Falou com ele?

Galeno tem feito uma época muito boa, fez uma Liga dos Campeões fantástica. Dá todos os dias o que queremos em ambição e determinação. Há dias em que está mais inspirado em termos ofensivos. É um jogador profissional acima da média, com uma qualidade enorme. As oportunidades falhadas hoje não foram por ele, foram pelo grupo.

— Pinto da Costa celebrou recentemente 42 anos de presidência, que comentário lhe merece?

— São 42 anos de muito sucesso, de muita hora a festejar, é o presidente mais titulado. Tem um senão, que é essa exigência que ele mete de conquistar sempre mais. Conquistei aqui 15 títulos enquanto treinador e jogador, e basta uma derrota para as pessoas esquecerem isso. Assim como eu esqueço. Passado é passado. O que importa agora é o jogo com o Casa Pia e o presidente também pensa dessa forma. É nesse jogo que estamos a pensar agora.

— Como tem visto a evolução de Francisco Conceição e Pepê?

— Além de desequilibradores no um a para um, rápidos na condução, virtuosos, quando definem e concluem bem, os médios e avançados passam a ser de top mundial. E eles têm qualidade para isso.