Três grandes juntos pelo mesmo prémio e Diogo Ribeiro fez de…Rui Costa
Os vários convidados e premiados da Gala de Prémios Empresariais Desportivos juntam-se para uma fotografia. Foto: Fundação do Desporto.

Três grandes juntos pelo mesmo prémio e Diogo Ribeiro fez de…Rui Costa

NACIONAL26.10.202323:53

Gala de Prémios Empresariais Desportivos contou com homenagem a Carlos Lopes e um prémio dividido pelos três grandes, com nadador olímpico a receber a distinção em substituição do presidente do Benfica

Teve lugar esta noite no Teatro Thalia, em Lisboa, a IV Gala de Prémios Empresariais Desportivos, com organização da Fundação do Desporto e da Iniciativa Patrocina um Desportista, e que contou com diversos momentos de destaque com uma homenagem ao campeão olímpico Carlos Lopes, a junção dos rivais Benfica, Sporting e FC Porto na partilha do mesmo prémio e ainda o nadador olímpico Diogo Ribeiro a fazer as vezes de…Rui Costa.

O presidente do Benfica era aguardado para receber o penúltimo galardão da noite, mas não compareceu à cerimónia, tendo sido substituído pelo nadador olímpico Diogo Ribeiro, que se encontrava na assistência pois, pouco antes, havia sido galardoado com o Prémio Jovem Praticante Desportivo, assim como a ciclista de pista Maria Martins, e revelou-se parco em palavras: «estou orgulhoso de estar no clube em que estou e quero agradecer», declarou.

A cerimónia juntou, num salutar momento de partilha entre rivais, Benfica, Sporting e FC Porto a receber em conjunto o Prémio Especial ‘Patrocina Un Deportista’/Ecletismo Desportivo, tendo chamados ao palco os representantes dos três clubes.

O FC Porto foi representado por Renato Barroso, presidente da Mesa da Assembleia-Geral dos Dragões de Lisboa e Luzia Godinho, vogal da direção da mesma instituição, que agradeceu pelo clube azul-e-branco e justificou a ausência do presidente dos dragões, Jorge Nuno Pinto da Costa. 
«Como sabem, o presidente viajou e esteve ontem na Bélgica, concretamente a acompanhar a equipa de futebol em Antuérpia», recordou.

Pelo Sporting esteve presente Miguel Afonso, membro do Conselho Diretivo, que orgulhosamente exaltou o ecletismo do emblema verde-e-branco. «Somos o clube do maior de sempre, o grande Carlos Lopes com quem tenho a honra de estar nesta gala, do grande Bessone Bastos do andebol, da eterna equipa campeã europeia de corta-mato, do Chana e do Livramento do hóquei e do eterno e saudoso Joaquim Agostinho», salientou.

Os vários premiados da Gala de Prémios Empresariais Desportivo dividiram o palco para uma fotografia de conjunto. Foto: DR.

A lista de notáveis que incluía também o antigo atleta e campeão olímpico Carlos Lopes, que foi homenageado quase 40 anos após a conquista do ouro olímpico na maratona nos Jogos de Los Angeles em 1984, com o Prémio Especial ‘Fundação do Desporto’/Carreira.

«Depois de tantos anos, ainda ter este reconhecimento…tenho o sentimento de que fiz coisas perfeitas, mas também tenho de dizer que sozinhos não somos nada – atrás temos de ter bons treinadores, bons clubes e boa gente. Fiz muitos treinos e ultrapassei muitas dificuldades e obstáculos, mas consegui – ainda sou do tempo em que dizia o importante é estar presente, mas queria ser realmente o melhor», afirmou, honrado pelo aplauso de pé que recebeu.

Além do Prémio Especial ‘Patrocina Un Deportista’/Ecletismo Desportivo, entregue simultaneamente a Benfica, Sporting e FC Porto, e do Prémio Especial “Fundação do Desporto”/Carreira, recebido por Carlos Lopes, também as seleções portuguesas de andebol em cadeira de rodas e de futebol feminino com o Prémio Equipa, esta última representada por José Couceiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

«É uma satisfação para as nossas jogadoras, que tanto esforço têm feito, aliás como tantos desportistas que estão aqui a ser premiados, e merecidamente premiados, para que possamos conseguir afirmar-nos nesta área em específico. Temos muito que trabalhar», declarou um dos principais responsáveis pela FPF, orgulhoso pela distinção e pelo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo futebol feminino nacional.

Entre os convidados presentes no evento, que contemplou a entrega de outras seis distinções, encontravam-se vários autarcas e responsáveis por diferentes instituições públicas, associações e empresas parceiras, com particular destaque para o presidente do IPDJ, Vítor Pataco, que representou também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, cuja presença estava inicialmente prevista.