Treinador do Besiktas explica como usa Rafa, João Mário e Gedson

INTERNACIONAL09.10.202414:18

Giovanni van Bronckhorst deixou vários elogios aos futebolistas portugueses

Giovanni van Bronckhorst, treinador do Besiktas, voltou a elogiar o trio português ao serviço das águias negras, destacando o ponte forte de cada um.

Em entrevista à beIN SPORTS Turkey, o treinador neerlandês considerou que a posição em que coloca João Mário a jogar acaba por ser indiferente, uma vez que o antigo jogador do Benfica faz uso da sua inteligência para preencher várias zonas do relvado: «Se olharem para a minha forma de jogar e para os meus sistemas, se no desenho tático o João Mário está na ala esquerda ou na ala direita, nunca o vejo lá. Quer o ponha a 6, quer o ponha na ala, ele joga o jogo que sabe. Por vezes, também se vê isto com outros jogadores. Perguntamo-nos se o devemos colocar na esquerda ou na direita. Mas, ao fim de algum tempo, deixamos de ver o sistema.»

Quanto a Rafa, Van Bronckhorst frisou que «independentemente de o colocar na esquerda ou na direita, ele vai sempre fletir para dentro», destacando ainda que o número 27 do Besiktas «procura espaços onde eles houverem, se houver espaço na ala, vai à ala». O técnico de 49 anos fez ainda questão de explicar o que Rafa traz para o jogo quando começa em diferentes posições: «Claro que influencia a forma de jogar da equipa. Quanto mais perto de Immobile e mais perto da baliza Rafa jogar, mais eficaz será. Mas ele também torna o Gedson Fernandes mais eficaz quando joga mais atrás.»

Houve ainda tempo para comparar Rafa com João Mário, que, embora joguem muitas vezes em posições semelhantes, têm um perfil de jogo totalmente diferente: «Rafa é um jogador virado para o golo, João Mário é um jogador mais de equilíbrios, útil para manter a posse de bola. É um jogador que cria ligações, que impacta o jogo com os seus passes. É essa a diferença.»

Por fim, tocou na evolução de Gedson Fernandes: «Falámos com ele e o seu papel na equipa é diferente do que tinha na época passada. É um jogador com uma energia incrível e usa essa energia muito bem para criar perigo. As suas combinações com o Rafa funcionam muito bem e o Rafa também beneficia disso. A única coisa que digo ao Rafa é que tente criar espaço para ele próprio e que cause danos no adversário.»